Diretores participam de orientações sobre meningite

42

Parceria de secretarias de Saúde e Educação visa propor mais conhecimento do assunto

Diretores das escolas municipais, estaduais e particulares de Içara estiveram reunidos na tarde de ontem, na Casa do Professor Ilda Colle, participando de orientações sobre meningite, doença que tem chamado atenção pelos casos registrados na região Sul do Estado. O encontro foi realizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, essa parceria visa passar informações para serem repassadas para toda a comunidade escolar. “É fundamental que os profissionais estejam bem orientados e transmitam esses dados aos pais, professores e alunos, visando se proteger da doença”, comentou.

As orientações foram passadas pelas enfermeiras Laura Matté, da Vigilância Epidemiológica de Içara e Angela Rosso, enfermeira da Gerencia Regional de Criciúma, que trouxeram dados e informações para os presentes. “Passar essas informações é fundamental para que os gestores transmitam e que todos fiquem bem informados sobre a meningite”, afirmou a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni.

A meningite

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté, a principal forma de transmissão se dá através das vias respiratórias, gotículas de saliva e espirro, semelhante a uma gripe.

“A meningite é uma inflamação das meninges que são as membranas que envolvem o nosso cérebro e nosso sistema nervoso. Pode ser causada por fungos, bactérias, vírus e algum tipo de trauma. As mais perigosas são as meningite bacteriana”, explica Laura.

Às meningites causadas por vírus não existem vacinas. Porém, para as meningites causadas por bactérias, existem alguns tipos de vacina disponibilizadas na rede pública de Saúde.

“A gente tem a vacina contra a meningite C e outras do calendário vacinal da criança que incluem outros tipos de bactérias que não são transmissíveis. Elas causam meningite, mas não passam de uma pessoa para outra”, ressalta.

Para as crianças, a primeira dose é realizada aos 3 meses e a segunda aos seis meses. O reforço ocorre com 1 ano de idade.

Em Içara

Em Içara, sete casos de meningite viral (a menos grave) foram registrados. “Na meningite viral, os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, vômito e rigidez na nuca. Na bacteriana, além dos sintomas já citados, pode ocorrer manchas na pele”, informa a coordenadora da vigilância epidemiológica. Segundo ela, o diagnóstico precoce é importante para que a pessoa tenha o tratamento correto e uma boa evolução.

Dentre as principais recomendações para evitar a transmissão do vírus estão: Manter o ambiente ventilado e arejado; Deixar entrar sol dentro da sala de aula, nos locais de transporte e dentro das casas; lavar as mãos com frequência com água e sabão; manter a higiene rigorosa dos objetos de uso pessoal (pratos, talheres); não compartilhar esses utensílios sem a lavagem adequada; além de estar com a vacinação em dia.