O simples de forma incrível

Chef PV Show ensina receitas básicas como molho de tomate e arroz para que, mesmo no dia-a-dia, você sinta o verdadeiro prazer em comer

O Chef Alex Atala, sumidade em gastronomia, sempre diz que o melhor cozinheiro não é aquele que faz o simples de um jeito único. Eu concordo em gênero, número e grau. É por isso que na coluna de hoje trazemos a vocês duas receitas básicas, mas que vão fazer você dar novos tons caseiros a receitas como molho de tomate e arroz.

Molho de tomate do Chef PV Show

Ingredientes: Óleo, 50g de alho poró, 50g de cebola, 50g de cenoura, 1 colhe de sopa de alho, 1kg de tomate pelado + suco e 500ml de água. Sal, pimenta e açúcar a gosto.

Modo de preparo: Em uma panela, adicione óleo e refogue o alho poró, a cebola e a cenoura. Adicione a mistura refogada em um liquidificador e bata com 1kg de tomate pelado mais o suco que vem na lata. Devolva a mistura a panela e para retirar todo o molho do liquidificador adicione 500ml de água e coloque também na panela. Deixe ferver em fogo baixo por 30minutos. Agora, é hora de experimentar. Salgue o molho a gosto, adicione a pimenta do reino e deixe cozinha por mais 10 minutos. Experimente novamente e veja se ele está muito ácido. Isso vai depender da caramelização do seu refogado e do dulçor do tomate utilizado. Se necessário adicione um pouco de açúcar e deixe cozinhar até totalizar 1 hora. Reserve e utilize como quiser.

Essa é uma base, que pode ser finalizada com mais ingredientes, dando novas características. Pode-se usar, manjericão, parmesão, frutas. Use a criatividade.

Arroz soltinho do Chef PV Show

Ingredientes: Óleo, ½ cebola picada, 1 colher de sopa de alho, 1 xícara de arroz, 2 xícaras de água fervente, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Em uma panela adicione o óleo e refogue a cebola e também o alho. Entre com o arroz e refogue-o também. Esse é o grande segredo da receita. Quando você frita bem o arroz, ele deixa de grudar e fica muito soltinho. O grão também ganha mais firmeza e fica ao dente, como deve ser o preparo. Com tudo refogado, adicione a água fervendo a preparação. Pra mim, esse é outro grande segredo. A água fria para o cozimento do grão e o faz liberar mais amigos. Use sempre água já fervendo. Abaixe o fogo, adicione sal e pimenta do reino e tampe parcialmente a panela. Quando a panela começar a estralar, é que está ficando pronto. Experimente o grão, se está bom de sal, se está ao dente e finalize o processo. Caso precise de mais água, é só ir adicionando.

Para quem quiser saborizar o arroz, ainda dá para ao invés de água, adicionar caldos. Seja de legumes, de carne, ou até mesmo de frutas. Como assim frutas? É isso mesmo. Dá para fazer arroz com frutas. Mas esse assunto fica para outra oportunidade.

Cozinhar é fazer o simples de forma incrível. Lembre-se sempre!

Estas duas receitas estão próximas a entrarem no meu canal. Uma delas você acessa com o QRCode desta página.