Primeiro Sábado Total do ano estava previsto para o dia 6 de março, porém acabou inviabilizado pelo decreto estadual

Içara

O fechamento do comércio no fim de semana passado e neste próximo preocupa os comerciantes de Içara. Os lojistas temem que a medida seja ampliada e isso prejudique as vendas de Páscoa. O primeiro Sábado Total do ano estava previsto para o dia 6 de março, porém acabou inviabilizado pelo decreto estadual que estabeleceu a suspensão dos serviços não essenciais.

“Se nós fizermos ações, como estávamos nos preparando durante o ano, de épocas especiais, de Sábado Total, nós diminuiremos o impacto que a pandemia trouxe ao comércio. Mas se o governo começar a fechar o comércio, como vamos ficar?”, pondera o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Paulo Brígido. Na segunda-feira (1º), a CDL iria definir o que sortear entre os clientes na campanha de Páscoa, mas o decreto segurou o ímpeto e, se o comércio estiver aberto, a entidade fará alguma ação para impulsionar as vendas.

“O que mais aumentou (de preço) foi alimentação e remédio, que são as primeiras necessidades de uma família, e os salários não acompanharam. Isso tirou dinheiro de circulação. Enquanto o governo estava dando o auxílio emergencial, ainda havia como comprar uma roupa, um sapato ou um eletrodoméstico que a pessoa estivesse precisando, mas é claro que agora cada um vai cuidar primeiro da sua alimentação, da saúde, água, luz”, aponta.

“Pretendíamos fazer o Sábado Total para respirar mais um pouco, mas com esse fechamento fica complicado para os comerciantes. Nós esperamos que não se prolongue, porque as pessoas geralmente deixam para comprar mais perto da data, na última semana mesmo. Nós sempre contamos com essas datas comemorativas para aumentar as vendas. Por exemplo, o Natal passado foi bom (em movimentação) e acreditamos que também seja na Páscoa, porque nessas datas sempre reage. Sem poder sair de casa, as pessoas gastam com presentes. No dia a dia está bem calmo”, conta o presidente do Sindicato dos Comerciantes Varejistas e Atacadistas de Içara, Morro da Fumaça e Balneário Rincão (Sindilojas), Marcelo Casagrande.

Reajuste no preço dos chocolates

Este ano, os ovos e outros produtos de chocolate podem chegar aos consumidores com preços entre 2% e 10% superiores aos praticados na Páscoa de 2020. “Na indústria, a alta ficou em torno de 8% em relação ao ano passado e esse aumento acaba refletindo no preço final repassado ao consumidor”, explica o analista de negócios da área de Mercearia Seca Doce da Rede Giassi Supermercados/Combo Atacadista, de Içara, Rogério Giassi Júnior.

A aposta da rede, assim como de outros varejistas e atacadistas, é de que este ano a data promova um volume ainda maior nas vendas, mesmo com os eventuais reajustes nos preços. “Na Páscoa de 2020, estávamos na fase de lockdown na região e o principal impacto foi sofrido pela linha de presenteáveis, já que as pessoas estavam isoladas e não visitaram familiares e amigos. Isso se refletiu nas vendas de produtos como bombons finos, que tiveram uma pequena queda nas vendas”, avalia Rogério.

“Já na linha de ovos de Páscoa infantis, a Rede Giassi não registrou diminuição nas vendas, pois com a pandemia as pessoas optaram por sair menos de casa e fazer todas as compras em um único local, fazendo com que a procura pelos itens de Páscoa se concentrassem nos supermercados”, acrescenta. “Para este ano, a previsão é de vendas maiores principalmente nos chocolates regulares. A própria indústria vem diminuindo a oferta de ovos de Páscoa e priorizando linhas mais direcionadas para presentes, e estamos seguindo esta tendência com expectativa de ampliar as vendas do período”, arremata o analista de negócios.

Produção

As grandes marcas do país intensificaram a produção de chocolates a partir de outubro, inclusive com a contratação de temporários, prevendo o aumento na demanda. Sem as comemorações de Carnaval, o varejo também antecipou a exposição dos produtos e na região as “parreiras” de ovos já começaram a ser montadas com as entregas de alguns produtos, devendo já estar completas até o final de semana nas unidades do Giassi.

“Para o público infantil, o ovo ainda é o principal item de Páscoa. Os produtos com personagens e com brinquedos continuam sendo os mais procurados e os estoques geralmente acabam alguns dias antes da Páscoa. Para os adultos, a procura maior é por bombons finos e barras de chocolate”, informa Rogério.

Colaboração Andreia Limas
Canal Içara