Objetivo da proposta é analisar condutas do prefeito; foram quatro votos favoráveis e três votos contrários a instauração dos trabalhos

Urussanga

Uma semana depois de retornar ao cargo o prefeito de Urussanga Gustavo Cancellier volta a ter a sua permanência no executivo ameaçada. A Câmara de Vereadores do município aprovou na sessão de ontem (22) a criação de uma nova Comissão de Investigação e Processante, o equivalente a uma CPI. O objetivo da proposta é analisar condutas do prefeito. Foram quatro votos favoráveis e três votos contrários a instauração dos trabalhos.

O presidente da CIP é o vereador Fabiano Murialdo De Bona (PSDB), o relator é o vereador Luan Francisco Varnier (MDB). O vereador Odivaldo Bonetti, o Bonettinho (PP) também compõe a Comissão como membro. Ao final dos trabalhos, o relatório da Comissão vai ser avaliado em Plenário e pode culminar com a cassação do prefeito. Há pouco mais de 30 dias um outro relatório chegou a ser debatido no legislativo da cidade, mas terminou sem que os parlamentares avaliassem o mérito. Este primeiro processo acabou arquivado porque não haveria votos suficientes para cassar Cancellier.

Gustavo foi afastado em maio do ano passado durante a Operação Benedetta. A ação da Polícia Federal apurava possíveis irregularidades e desvio de recursos federais destinados a cidade em contratos de financiamento da Caixa Econômica. No último mês, Cancellier se tornou réu após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) aceitar a denúncia do Ministério Público sobre irregularidades e desvio de recursos públicos. Na semana passada, através de uma liminar, ele reassumiu o comando do Paço Municipal.