Autora da proposta, deputada Ada de Luca foi eleita para coordenar GT Pós-Covid da Assembleia

Florianópolis

A organização de um protocolo para atender os pacientes de coronavírus que receberam alta hospitalar e tiveram sequelas graves é o principal objetivo do grupo de trabalho GT Pós-Covid, que será instituído pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Saúde. Autora do requerimento para a composição do GT, a deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB) foi designada ontem (24) para coordenar as ações. “Nós não vamos gerar custos para o Estado, nós vamos organizar a estrutura já existente e oferecer apoio ao cidadão”, afirmou Ada.

Sob a coordenação de Ada, o primeiro passo do GT Pós-Covid será um levantamento geral sobre as ações prestadas aos pacientes catarinenses que recebem alta. Na sequência, serão convocados representantes de secretarias de Saúde e Assistência Social do Estado e dos Municípios, dos hospitais públicos e filantrópicos, vigilâncias sanitárias, Ministério Público, entre outras entidades representativas.

“Vamos trabalhar com um grupo multidisciplinar para encarar a situação com coragem e com base na realidade, sem achismos nem chutes. Mais uma vez, nós, os 40 deputados, somos chamados para a ação. O cidadão nos pede respostas, e nós precisamos entregar essas respostas”, afirmou Ada, reforçando o protagonismo do Legislativo catarinense nas ações em combate ao coronavírus.

Com base em pesquisas científicas, Ada citou consequências do coronavírus como problemas pulmonares, cardíacos, renais, neurológicos e psicológicos, entre outros. “Por mais que a gente esteja em um momento de colapso, de tragédia, nós precisamos reforçar a nossa crença de que iremos vencer esta guerra. A esperança de que poderemos viver novamente tempos melhores”, disse Ada em plenário.