Ceramistas fecham acordo com manutenção de direitos

30

Trabalhadores conquistaram aumento de 3,27%, abono de R$ 1.220,00 e adicional noturno de 30%

Os cerca de 4 mil ceramistas de Criciúma e região começaram o ano com novos salários. Entre as conquistas estão: aumento de 3,27% – sendo o INPC do período; abono de R$ 1.220,00 e a manutenção de cláusulas como o adicional noturno de 30% e o pagamento das horas extras.

O acordo da categoria, com data-base em 1º de janeiro, foi fechado e aprovado em dezembro de 2019 nas assembleias com os trabalhadores de Criciúma e Cocal do Sul. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ceramistas de Criciúma e região, Itaci de Sá, a mais importante conquista desta negociação foi a manutenção das cláusulas históricas garantidas em várias lutas pelo sindicato.

“O sindicato patronal queria cortar o pagamento das horas extras nos domingos e feriados, alterar a jornada de forma prejudicial aos funcionários, pagar salário mínimo para algumas funções, ou seja, não dar nada e ainda cortar direitos. Mesmo sendo uma negociação razoável, garantimos a renovação de todas estas conquistas”, avaliou Itaci.

Ele ainda destacou que “as homologações agora poderão ser feitas na empresa ou no sindicato conforme opção de cada um, prevalecendo assim a segurança do trabalhador e da empresa em relação aos valores a serem pagos na rescisão”, disse Itaci de Sá.