Foco nos mais carentes

Novo secretário de Assistência Social de Içara, o professor Duca Zata disse ontem que a pasta não vai se afastar de seu papel principal que é auxiliar quem mais precisa. “Uma função que neste momento está ainda mais importante por conta da pandemia”, explicou Zata. Em entrevista à Massa FM, ele também relatou um pedido feito pela prefeita Dalvânia Cardoso. “Para que as pastas trabalhem juntas. Uma parceria entre Social, Saúde e Educação”. O novo secretário também pretende reforçar as ações em buscas de parcerias. “Com empresas e entidades que possam colaborar para inclusão das pessoas mais vulneráveis e para a geração de emprego e para a qualificação destas famílias para que ingressem no mercado de trabalho. O leque de atuação da secretaria é amplo”, comenta o secretário que, como primeira ação, fez uma compra de produtos da agricultura familiar para reforçar a cesta de alimentos de famílias assistidas.

Programa de eficiência energética

Aberto prazo para interessados em se inscreverem no programa de eficiência energética da Cooperaliança. Por conta da pandemia é tudo online. Para se inscrever, o consumidor deverá entrar no site www.cooperalianca.com.br/programas/pee e preencher o formulário de inscrição.

Na Unesc

Professora Luciane Bisognin Ceretta, vice-presidente da Acafe, representou a instituição e as universidades comunitárias em encontro com o Governador Carlos Moisés e o Secretário Luiz Fernando Vampiro. Na pauta as bolsas do Uniedu, fundamentais para o fortalecimento das universidades comunitárias, mas principalmente para universalizar o acesso à educação de qualidade para os jovens de Santa Catarina. A reitora falou sobre isso nesta quinta-feira em entrevista na Massa FM, mas também detalhou as ações da Universidade para a retomada das atividades e destacou a consolidação da força da Unesc durante o ano de 2020, infelizmente marcado pela pandemia.

O retorno

A exemplo do que aconteceu na rede municipal, a volta às aulas nas escolas do Governo do Estado ontem também foi de tranquilidade. Claro que ao longo dos próximos dias toda a logística vai ser revista e afinada, mas foi um retorno organizado.

Tramitação normal

Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça rejeitou o pedido do Governo para que tramitasse em regime de urgência um projeto autorizando município a contrair empréstimo de 5 milhões de reais. Recurso seria empregado para comprar um terreno para a construção de uma segunda área industrial na cidade. Com a rejeição o projeto vai tramitar dentro das regras, passando por todas as comissões. Morro da Fumaça já tem uma outra área industrial pronta. O problema é que não há nenhuma empresa instalada nem informação de empresas interessadas.

Há vagas

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma, Moacir Dagostim, me disse ontem durante entrevista à Massa FM que há sim vagas na região. Segundo ele, o banco de dados da ACIC tem pelo menos mil oportunidades de trabalho para contratação imediata. O que falta então? Simples, gente qualificada. Até tem mão de obra ociosa, mas o problema é que os que buscam vaga ou não querem ou não sabem fazer o básico.

Otimismo

Durante a entrevista, Moacir também falou sobre o otimismo dos empresários. “Ele se mantém, mas para que a economia possa reagir é preciso que a demanda não sofra uma queda e é fundamental que a indústria tenha matéria-prima para continuar trabalhando”.

Via Rápida

Na noite de quarta-feira, Moacir e outros integrantes da Associação Empresarial recolocaram na pauta a proposta de extensão da Via Rápida até o Balneário Rincão. Objetivo é buscar recursos para o projeto e para a execução dos serviços. Entendimento é que a extensão da rodovia facilitaria a mobilidade, mas também impulsionaria o desenvolvimento regional.

Aposentadoria

Concessão das aposentadorias vai demorar ainda mais. INSS recebeu autorização do STF e agora tem prazo extra para avaliar os pedidos. Atualmente a concessão deveria ser dada em 45 dias, agora passou a noventa. Na prática, no entanto, estes prazos geralmente não são cumpridos e demoram mais de três meses.

Samu

Deputados estaduais aprovaram requerimento que convoca o secretário de Estado da Saúde para esclarecer problemas contratuais com a OZZ que faz a gerência do Samu no Estado. Problema foi levantado pelo deputado Jessé Lopes.

Vacinas

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou na quarta-feira (17), durante reunião virtual com governadores, que até o mês de julho serão distribuídos aos estados 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Eu torço para que realmente isso se concretize, mas duvido muito desta previsão. Na prática, infelizmente, o ritmo tem sido outro. Em Criciúma, a imunização já parou porque não há mais doses. Nas demais cidades da Amrec a realidade não é diferente.