Ser mãe e pai é uma jornada que inicia com muitas incertezas. A gestação desencadeia um turbilhão de dúvidas que, mesmo após os nove meses de preparação, ainda persistem. Afinal, todo ser é único. E se não existe receita, é preciso compreender os sinais dos bebês para corresponder às suas necessidades. Nestes primeiros momentos, os papais e mamães podem contar com a equipe do Hospital São Donato de Içara.

                “As orientações que passamos servem para deixar as famílias cientes dos cuidados necessários ao irem para casa e, ao mesmo tempo, para que sintam-se mais seguras neste momento de descobertas”, enaltece a enfermeira do Centro Obstétrico do Hospital São Donato, Josiane de Souza Leandro. Além de esclarecer eventuais dúvidas, as famílias foram reunidas também para avaliar os serviços do setor. E todas as avaliações foram positivas.

Mônica dos Santos Reis chegou ao HSD para o nascimento de Enzo Gabriel ontem à tarde. Devido as notícias sobre a possibilidade de interrupção da maternidade, ela buscou a instituição na semana anterior, mas foi tranquilizada de que o atendimento continuaria. “Retornei hoje para ter meu segundo filho. Moro em Içara e realizar o parto aqui facilitou não só para mim, mas para toda a família envolvida”, indica.

“Minha mãe teve meu irmão há cinco anos aqui. Ela elogiou o atendimento, isso me deu segurança e fez com que eu buscasse também o hospital de Içara”, indica a jovem criciumense Victoria Caroline Oliveira de Souza, mãe de Arthur. “A gestação do Lorenzo foi programada após o pedido do irmão de 12 anos. Escolhemos o HSD devido ao atendimento pelo plano de saúde que temos e ficamos também surpresos com o carinho dos profissionais”, exalta, por vez, Fernando Mariano, de Maracajá.

Funcionamento segue normal

O risco de uma greve no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) e a falta de repasse do Estado para a maternidade do Hospital São Donato (HSD) causou apreensão na região, já que juntas, as duas unidades hospitalares são responsáveis por mais de 200 partos ao mês. Mas no que depender do HSD, os serviços funcionarão normalmente.

“A maternidade está funcionando normalmente. 100% com os médicos de plantão presencial. As pessoas podem procurar o Hospital São Donato a qualquer hora do dia ou da noite. O Estado já começou a fazer o cronograma do pagamento e estamos só à espera de novas negociações”, afirmou o diretor-administrativo Júlio César De Luca.