Objetivo é seguir com pesquisas na área de redução de gases de efeito estufa

Criciúma

A Satc e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram um acordo de cooperação para ampliar as pesquisas que envolvem a captura de carbono. Os trabalhos, já desenvolvidos pela equipe do Centro Tecnológico Satc (CTSatc), ganham o apoio dos pesquisadores do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. O objetivo do acordo é focar as ações na captura e armazenamento de carbono, incluindo a estocagem de CO2.

Atualmente, o Instituto já realiza pesquisas na região carbonífera para estocar CO2. Uma delas é desenvolvida com a Universidade Fernando Pessoa, da cidade de Porto (Portugal), que já é parceira da Satc. “O IEE tem um corpo docente de reconhecimento mundial e pode contribuir muito conosco no conhecimento e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis na área de energia”, comentou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

As questões ambientes fazem parte há décadas de trabalhos da Satc, que foi a primeira instituição de ensino certificada com a ISO 14.001, com foco no meio ambiente e sustentabilidade, alinhando suas ações aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Essa parceria contribuirá muito com a indústria carbonífera, mantenedora da Satc, que já vem desenvolvendo pesquisas na área de redução de gases de efeito estufa, tem um projeto de Captura de CO2, com diversas universidades parceiras e com apoio do Departamento de Energia dos Estados Unidos”, afirmou Zancan.

Com acordo de cooperação entre as duas instituições de ensino, a região ganha muito. Além das pesquisas, está previsto ainda o intercâmbio de docentes e pesquisadores, elaboração conjunta de projetos, intercâmbio de estudantes, cursos e disciplinas compartilhadas. A vigência do acordo é até fevereiro de 2026.