Empolgados com Guedes

Prefeitos que estão na Marcha em Defesa dos Municípios estão voltando de Brasília com uma ótima impressão do ministro Paulo Guedes. Ele ganhou os prefeitos ao afirmar que concorda com as reivindicações apresentadas e ao afirmar que defende que apenas 30% dos impostos arrecadados fique mesmo em Brasília. “O presidente Bolsonaro falou rápido, falou em Deus em união, mas não foi claro com relação aos pedidos municipalistas”, pontua o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon. No entanto, lembra Murialdo, o destaque ficou para os ministros. “Em especial o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele admite que não tem mais como os municípios ficarem apenas com 18% do bolo tributário. Terminou aplaudido de pé”. Após o encontro, os prefeitos foram para a frente do STF. Fizeram protesto contra a demora no julgamento de ações que pedem a divisão de recursos do petróleo e também das operações de operadoras de cartões com os municípios.

Empresários candidatos

Eleição do próximo ano pode ter a presença de um número considerável de candidatos empresários. Essa é pelo menos a pretensão dos partidos políticos. Em Içara, por exemplo, os nomes de Anselmo Freitas e Joelson Cardoso figuram na lista de possíveis postulantes ao Governo da cidade. Joelson já está no PDT e Anselmo recebeu convite para migrar ao PSD e disputar a prefeitura. Já em Criciúma a bola da vez é o ex-presidente da ACIC, César Smielevski.

Vacinando

Desde ontem as unidades de saúde estão vacinando contra a gripe em todo o país. Neste primeiro momento, a vacinação está focada em crianças, grávidas e mulheres no chamado período de quarentena. No dia 22, o restante do grupo prioritário passa a ser vacinado. Importante a população participar. Vacina segura e que afasta o risco de gripe durante os próximos meses. Vale lembrar que a vacinação contra a febre amarela também segue em todas as unidades com sala de vacinação.

Mangas contra a fome

“A agricultura, para países que já tiveram guerra, que já passaram fome, para eles é segurança nacional. Nós nunca tivemos guerra, nós não passamos muita fome, porque nós temos manga nas nossas cidades, nós temos um clima tropical, temos miséria sim, precisamos tirar o povo dessa situação, mas para estes países tem apreço pelos produtores”, ministra da Agricultura, Tereza Cristina, argumentando durante sessão na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que o brasileiro não passa muita fome porque há muitas mangueiras no país.

Libras

Vereador Israel Rabelo está sugerindo ao Governo de Içara, via indicação, a implantação do ensino de Libras na rede municipal. “Para permitir essa integração, a integração dos estudantes com os estudantes e com a comunidade surda de maneira em geral”, ressalta.

Protocolado

Deputado Peninha apresentou a proposta de emenda à Constituição que prevê a unificação do processo eleitoral no Brasil. Defendeu a proposta ontem durante passagem pela Marcha dos Prefeitos e foi aplaudido de pé. O discurso foi tão bem recebido que já tem gente acreditando na possibilidade da proposta se concretizar. Se a for aprovada, a PEC prorroga o mandato de prefeitos e vereadores por mais dois anos e o Brasil passa a fazer uma única eleição para todos os cargos eletivos do país. “Isso reduz custos e o país para de falar em eleições de dois em dois anos”, argumenta o deputado. A proposta também amplia o mandato para cinco anos e acaba com a possibilidade de reeleição.

Vai sair

Vereador Miri Dagostin, presidente da Câmara de Criciúma, está voltando de Brasília com uma boa notícia. Sede do antigo Ministério Público do Trabalho vai mesmo ser transferida para a Câmara e servirá de sede própria para o Legislativo. Mudança deve ocorrer ainda este ano.

Descontão

Sempre em busca de contribuir com a realização do sonho da casa própria, a Construtora Baldissera facilita ainda mais o primeiro passo nessa direção. Até o dia 10 de maio de 2019 todos os lotes financiados através do programa Minha Casa Minha Vida terão 5% de desconto. Todos os empreendimentos Baldissera contam com infraestrutura completa, ruas asfaltadas ou lajotadas, redes de água, energia e esgoto, estação de tratamento de esgoto e áreas verde, pública e de preservação permanente.

Veto derrubado

A tramitação do veto parcial do Governo de Santa Catarina sobre a destinação de recursos aos hospitais filantrópicos foi acompanhada de perto por colaboradores do Hospital São Donato de Içara nessa quarta-feira. A votação na Assembleia Legislativa teve 32 sufrágios pela derrubada entre 34 deputados. Isso significa o encaminhamento para a promulgação da lei que fixa o orçamento para 2019 com 10% da Saúde para instituições como a entidade hospitalar de Içara. Além da saúde, a derrubada do veto abrange também emendas parlamentares.


Critérios técnicos

Conforme o diretor-administrativo do HSD, Júlio César De Luca, a distribuição ocorrerá por critérios técnicos. Do percentual mantido pela Alesc, a Região Carbonífera terá 10%. “Será considerada a produção, a quantidade de leitos e outros itens”, aponta. “A cada R$ 100 investidos pelos hospitais, apenas R$ 60 são recebidos. A perda de 40% ocorre em consequência de uma defasagem. Para manter qualidade e segurança dos serviços dependemos de recursos. São 182 hospitais no Estado. Eles não terão a situação resolvida, mas ajudará a enfrentar a defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde. É um projeto técnico, com critérios para o custeio”, indica o presidente da Associação de Hospitais de Santa Catarina, Altamiro Bitencourt.