Aulas da rede estadual serão retomadas hoje

205

Ontem as escolas municipais voltaram com tranquilidade, com um série de regras para se evitar a transmissibilidade do coronavírus

Balneário Rincão, Içara e Criciúma

A maior parte das escolas públicas municipais da região carbonífera voltaram ontem (17) às aulas presenciais. No Balneário Rincão, começa hoje (18), junto com a rede estadual de ensino. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a volta ontem e hoje está envolta de muita precaução e protocolos sanitários.

Segundo a gerente regional de Educação, Ronisi Guimarães, as escolas seguem os três modelos já divulgados para o retorno: o 100% presencial naquelas escolas em que as salas de aula comportam todos os alunos matriculados respeitando o protocolo de distanciamento; o 100% remoto para os alunos que fazem parte dos grupos de risco ou que as famílias ou responsáveis ainda não se sentem seguros com o retorno presencial; e o modelo misto, que atende a turma matriculada dividida em dois grupos. Em uma semana um grupo vai à escola e o outro estuda de forma remota e assim vai revezando.

Números regionais da rede estadual

Na região carbonífera, cerca de 20 mil alunos e três mil professores, distribuídos em 57 escolas, voltam às escolas. Para Ronisi, não só 2020 foi desafiador, mas 2021 também será. “Tivemos uma experiência no modelo não presencial e este modelo vem sendo estudado desde outubro do ano passado. Agora, desde o dia 3 de fevereiro estamos trabalhando na formação pedagógica dos professores. Precisamos ter um olhar diferente neste ano de 2021, o que precisa ser revisto, quais os conceitos que os alunos precisam ter que não teve no ano passado. É um ano diferente. É pensado em uma continuidade de currículo. Na formação dos professores trabalhamos o plano de contingência. Os primeiros dias são fundamentais principalmente pela convivência. Esta nova convivência. Precisamos reaprender a conviver e na escola não é diferente. São muitos aprendizados que teremos nestes primeiros dias para que esta convivência seja pautada na segurança dos profissionais da educação e dos alunos”, comentou.

Protocolos

O Governo do Estado publicou o decreto nº 1.153/2021 que atualizou as condições para a retomada das atividades presenciais de educação em Santa Catarina nas redes pública e privada de ensino. O ajuste iguala os regramentos exigidos nas escolas em todas as matrizes de risco potencial para Covid-19. Dessa forma, todos os estabelecimentos de ensino que possuem o PlanCon-Edu homologado estão com as atividades educacionais presenciais autorizadas e devem seguir os cuidados e regramentos sanitários estabelecidos. O documento altera o decreto nº 1.003/2020 e está disponível para acesso no Diário Oficial do Estado.

Em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, foi definido que os regramentos sanitários já elaborados, que incluem distanciamento de 1,5 metro, são rigorosos e suficientes para determinar a segurança sanitária para o retorno das atividades escolares presenciais.

Caso a escola não tenha salas com infraestrutura que permitam o modelo presencial com distanciamento entre as carteiras, a orientação é adotar o modelo híbrido ou 100% remoto. Na rede estadual, serão adotados esses três modelos.