Trabalhos abertos

Câmara de Vereadores de Criciúma abriu ontem oficialmente seus trabalhos. Na primeira sessão, como manda o protocolo, o prefeito Clésio Salvaro fez o discurso oficial de abertura do ano legislativo. Salvaro fez questão de começar elogiando o parlamento e lembrando que as disputas políticas terminaram em novembro. O prefeito também fez questão de lembrar as ações do mandato encerrado em dezembro, lembrou das dívidas herdadas, da prefeitura incendiada. “E fechamos o mandato com 70 milhões em caixa. Avaliados pelo Fonplata, nós saímos da Série C para a Série A. Somos uma das prefeituras mais enxutas do país”. Salvaro também questionou que legado a atual gestão, Câmara e executivo, pretendem deixar para a cidade e reafirmou o compromisso de não realizar concursos públicos e não aumentar impostos. “Foram as propostas que nos elegeram. Vamos seguir fazendo mais, com menos e de maneira mais rápida”, argumentou.

Em Içara

Os trabalhos também foram abertos ontem, mas no regimento da casa não há a necessidade da participação do prefeito com a tradicional leitura da mensagem do executivo no início das atividades. O protocolo prevê apenas a homologação das comissões permanentes. Hoje tem sessão mais uma vez.

Mais de 90

Pesquisa feita pelo Colégio Michel apresentou resultado de mais de 90% dos pais defendendo a volta das aulas presenciais na instituição. Aula será iniciada na próxima segunda-feira.

Em Içara

Deu mais de 60% dos pais que defenderam a volta às aulas presenciais. Em entrevista à Massa FM, a secretária Rose Reynaud falou sobre o processo seletivo e o início das aulas. “Tudo sendo encaminhado para que no dia 22 as atividades sejam abertas em toda a educação de Içara, com todos os cuidados necessários”, comenta. Rose também explicou que o currículo será reforçado, mas ela não acredita que será possível recuperar todo o tempo perdido. “Não há como recuperar todo o conteúdo do ano passado neste ano, mas vamos sim reforçar a atenção aos nossos estudantes”.

Em Criciúma

O secretário Miri Dagostin disse ontem que a cidade vai tomar todos os cuidados para o início das atividades. “As famílias querem esse retorno. Nossa pesquisa deu mais de 60%. A cidade já havia se preparado para isso no ano passado. A parte estrutural está pronta, há sim segurança para essa volta”, adianta.

Já começou

LiquidaIçara começou ontem com a missão de cumprir o papel de anos anteriores e impulsionar as vendas neste início de ano. São descontos de até 50% e que devem ajudar a garantir um caixa mais gordinho para o restante das ações de 2021. Evento deste ano vai durar duas semanas inteiras para permitir que todo mundo possa aproveitar.

Em Criciúma

A mega começa na quarta-feira, segue até o dia 13 e tem a mesma missão da liquidação de Içara. Ordem é sacudir a poeira, dar a volta por cima e assegurar que a arrancada do ano já será bem diferente.

Vai resolver

Conversei com o presidente da Associação Brasileira do Carvão ontem na Massa FM. Fernando Zancan falou sobre a possibilidade de uma startup de carros elétricos de Toledo, no Paraná, se instalar em Criciúma. “Elas vem de olho na cadeia produtiva da região e de olho na qualidade do material humano que há na região”. Zancan também falou sobre 2021. “Espero que as pessoas entendam que a vida precisa seguir, teremos que usar máscaras sim, teremos que tomar cuidados sim, mas precisamos seguir, produzir e estudar”. Ele falou também sobre o futuro do complexo termelétrico Jorge Lacerda. “Já passamos por situações tão delicadas quanto esse e conseguimos superar. Acredito que vamos superar mais uma vez”.

Deu o previsto

Mauro de Nadal foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Foi candidato único e recebeu 38 dos 40 votos. Ada de Lucca teve problemas no sistema online e não conseguiu votar. O sul terá Rodrigo Minotto como representante na mesa. Ele é o segundo secretário.

Em Brasília

Até o fechamento da coluna a única definição foi a do Senado com o mineiro Rodrigo Pacheco do DEM garantindo a presidência da casa.

Bela iniciativa

Tiago Baldissera e Jane Tibincoski foram nesta segunda na Massa FM explicar o funcionamento da campanha da construtora que vai garantir 20 mil reais para uma entidade da Amrec. Escolha da entidade vai ser feita por votação popular no site da construtora e os 20 mil serão em obras de melhoria, reforma ou ampliação que será executada pela própria construtora Baldissera.