Números impressionantes

Janeiro termina com a divulgação de dados impressionantes da economia de Içara. Mesmo durante a pandemia, mesmo com a crise, a cidade conseguiu terminar o ano com a maior geração de empregos de toda a Amrec. Proporcionalmente também é uma das maiores de todo o Estado. São dados que não podem ser desprezados e que confirmam a condição diferenciada criada pela cidade nos últimos anos para impulsionar esse ciclo de desenvolvimento. Os dados, se olhados de maneira mais aprofundada, mostram também que Içara caminha para ser a segunda economia entre todos os municípios das três microrregiões do Sul, perdendo apenas para Criciúma. Diante destes dados é preciso um esforço concentrado para que toda essa evolução, toda esta conquista, não se perca pelo caminho. Içara não é mais uma promessa de “Cidade bola da Vez”. O município é hoje referência de desenvolvimento regional e precisa ser visto e gerido desta maneira.

Comissões definidas

Os vereadores de Içara definiram as comissões permanentes da casa. O MDB comanda uma, o PP outra e o PSDB fica com duas. Confira:  Comissão de Saúde Pública: Pedro Mazzuchetti (MDB) – Presidente, Silvia Mendes (PSDB) – Secretária, Adilson Bertan (PP), Laudelino Calegari (MDB) e Moacyr Francisco (PSD). Comissão de Finanças, Orçamento e Contas: Silvia Mendes (PSDB) – Presidente, Eduardo Michels Zata (PP) – Secretário, Adilson Bertan (PP), Moacyr Francisco (PSD) e Carla Vieira de Souza (MDB). Comissão de Constituição, Justiça e Redação: André Mazzuchello Jucoski (PSDB) – Presidente, Edson Freitas (MDB) – Secretário, Davi Inácio Nazário (PP), Max Luiz (PL) e Jairo Manoel da Silveira – PSD. Comissão de Serviços Públicos: Gelson Possamai (PP) – Presidente, Max Luiz (PL) – Secretário, Geraldo Baldissera (MDB), André Mazzuchello Jucoski (PSDB) e Davi Inácio Nazário (PP).

Provas

Fim de semana será de prova para os inscritos no Processo Seletivo que vai definir os profissionais que irão atuar em caráter temporário na educação do município de Içara. Secretária Rose Reynauld destacou o grande número de inscritos no certame do município. Içara retoma atividades no dia 22 de fevereiro.

Devolvendo

Como Criciúma não conseguiu fazer seu processo seletivo, a prefeitura abriu prazo para que os inscritos possam solicitar o reembolso do valor pago no momento da inscrição para as provas. Paralelo a isso o município está chamando os aprovados no processo seletivo de 2019 e que não foram aproveitados no ano passado para atuarem nas escolas do município.

Vacina

Vacina da Jhonson&Jhonson, que teve o São José como um de seus parceiros de teste, divulgou a eficácia das doses. Segundo a Jansen, a eficiência é de 63%. Um dos grandes diferenciais desta vacina é a possibilidade de aplicar apenas uma única dose e também o armazenamento, que não exige condições especiais.

Encerrou

Professora Tati Teixeira encerrou sua passagem frente a Assembleia Legislativa de Santa Catarina com saldo positivo. Apesar de ocupar o cargo em um período de pouca movimentação, Tati conseguiu encaminhar recursos para a Unesc através de uma emenda e apresentar um projeto de lei que tem o Idoso como seu principal foco. Trata-se do Programa Cidade Amiga do Idoso em Santa Catarina. O PL tem o objetivo de garantir a qualidade de vida do idoso e prevê a responsabilidade dos municípios nesse processo.