Extraordinária

Quinta-feira de sessão extraordinária na Câmara de Vereadores de Içara. Na pauta cinco projetos que foram encaminhados pelo governo do município. Um dos projetos prevê a retirada do pátio de máquinas do bairro Primeiro de Maio e a transferência da estrutura para a SC 445, na Vila São José. Também serão analisados o projeto que cria função gratificada para os membros da Comissão Permanente de Licitações. O governo também propõe um novo Refis, a criação de um Fundo para a compra de vacinas e a concessão de prazo para pedido de isenção do IPTU. A tendência é que os projetos sejam aprovados sem muito problema.

Afastado

Juíza Janaina Cassol determinou o afastamento do presidente da Assembleia Legislativa Júlio Garcia do cargo de presidente e também de deputado estadual. A juíza destacou na decisão que a medida é necessária em função da influência política do deputado e o risco de interferência nas investigações. Júlio teve a prisão domiciliar decretada na operação Hemorragia, que investiga irregularidades em contratos firmados entre empresas de tecnologia e a Secretaria de Estado da Saúde.

Acompanhando

Por aqui as principais lideranças do PSD acompanham com angústia os desdobramentos desse processo. Júlio é a principal liderança do PSD na região e um dos principais nomes do partido no Estado. No xadrez eleitoral estava cotado como nome forte para a disputa do Governo do Estado. Um cenário que pode mudar dependendo do desdobramento de todo esse processo.

Em nota

O advogado César Abreu, que representa Júlio Garcia, emitiu nota em que reafirma a crença na justiça e a convicção de que o processo vai terminar comprovando a inocência do parlamentar.

Sem condenação

É preciso entender que, por ora, existem denúncias contra o deputado, mas não há condenação e é preciso cuidado antes de fazer qualquer juízo de valor. Vale lembra que recentemente o prefeito da capital, Gean Loureiro, também foi preso pela Polícia Federal na Operação Chabu. Gean era acusado de envolvimento em esquema que violava o sigilo de operações policiais. Nada foi provado e Gean acabou reeleito.

Pedido

Vereadores do Balneário Rincão encaminharam ao prefeito um pedido para que os professores sejam colocados na lista de prioritários para receber a vacina contra a Covid-19. Motivo é a proximidade do início do ano letivo. A solicitação, no entanto, não deve ter efeito prático já que os grupos prioritários para receber as doses foram definidos pelo Ministério da Saúde. Outro fator é a escassez de vacina disponível neste início de campanha.

Ainda no Rincão

Prefeito Jairo Custódio deve anunciar nos próximos dias algumas mudanças no secretariado. O próprio prefeito já havia admitido que estava avaliando algumas mexidas pontuais e que elas efetivamente seriam feitas em fevereiro. Uma das pastas que deve ter alteração é a Secretaria de Saúde.

Até fevereiro

INSS anunciou que a prova de vida, necessária para que os aposentados continuem recebendo normalmente seus benefícios, segue suspensa. Portaria publicada no Diário Oficial da União, prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.

Trocando

Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Rodrigues Mendes, pode mudar de partido nos próximos dias. Ele não confirma, mas já foi convidado por pelo menos duas legendas. Decisão deve ser tomada nos próximos dias. Sapinho optou por não disputar a reeleição para apoiar a candidatura de Arnaldinho Lodetti e não escondeu a decepção com a falta de envolvimento de alguns membros do partido.

Revitalizada

Praça da Chaminé vai passar por um novo processo de revitalização. Informação foi confirmada pelo Governo de Criciúma. Espaço vai ganhar pavimentação com paver e melhorias na infraestrutura e acessibilidade.

Destaque

Criciúma vai ganhar mídia nacional com evento de Skate deste fim de semana atraindo para a cidade algumas feras do Skate. O município também vai mais uma vez ser sede do Banana bowl de Tennis. Evento está programado para o Mampituba e atrai as promessas do Tennis mundial.