Jorge Koch será o novo presidente da Amrec

107

Eleição foi antecipada por conta do pleito municipal e a renovação nas prefeituras e ocorre hoje

Criciúma

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) elegerá seus novos Conselhos Executivo e Fiscal hoje (14). Conforme o estatuto, a eleição deve ocorrer até a primeira quinzena de março de cada ano, mas em 2021 foi antecipada por conta do pleito municipal e a renovação nas prefeituras. O prefeito de Orleans, Jorge Koch, ocupará o cargo de presidente durante 2021. Isso porque, de acordo com o estatuto, o primeiro ano de mandato cabe ao partido que mais elegeu prefeitos na região, no caso, o MDB. E Koch foi o indicado pelo partido. Foram eleitos ainda pelo MDB Jairo Custódio (Balneário Rincão), Fernando de Faveri (Cocal do Sul), Doutora Saionara (Lauro Müller) e Valério Moretti (Treviso).

No segundo ano, quem conduzirá a Amrec será um dos prefeitos eleitos pelo PSDB: Clésio Salvaro (Criciúma), Rogério Frigo (Nova Veneza) ou Franqui Salvaro (Siderópolis). O mandato seguinte na presidência ficará com um dos representantes dos progressistas: Dalvânia Cardoso (Içara), Noi Coral (Morro da Fumaça) ou Gustavo Cancelier (Urussanga). No último ano, o presidente será o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, do PSD.

Uma chapa de consenso geralmente é formada, com cada prefeito ocupando um posto no Conselho Executivo e Fiscal, e eleita por aclamação, com a posse realizada em seguida. A partir da eleição, são compostos ainda os colegiados. Em dezembro, o prefeito de Urussanga foi eleito o novo presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec, enquanto o prefeito de Morro da Fumaça assumiu a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec.