Autoridades divulgam estratégias para vacinação em Criciúma

17

Médicos distribuídos em todas as regiões, Centro de Reabilitação Pós-Covid e atendimentos pelo 156 são alguns serviços oferecidos para impedir o avanço da doença

Criciúma

Criciúma já definiu as estratégias para vacinação da população contra a Covid-19 e os detalhes foram passados por transmissão ao vivo nas redes sociais pelo prefeito Clésio Salvaro ontem (15) à tarde do Salão Ouro Negro da prefeitura. Com licitação em andamento para aquisição de câmaras frias para armazenamento das doses e logística traçada para imunizar os moradores de acordo com faixa etária e grupos de risco, a administração municipal se antecipou ao plano nacional de vacinação e aguarda a definição do Governo Federal, mas se antecipa para garantir a imunização independente da estratégia do país. Participaram também da live o coordenador do Centro de Reabilitação Pós Covid, Luiz Fontana, a coordenadora do Laboratório Municipal de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira, e a fisioterapeuta do Centro de Reabilitação, Cristiane Botelho Schmitz.

“Sabemos que a responsabilidade é do Governo Federal, mas não vamos ficar de braços cruzados nessa guerra, porque nosso foco é salvar vidas. Reservamos R$ 10 milhões em um fundo que chamamos “Fundo Soberano” e podemos chegar a R$ 20 milhões para atender toda a população. Se o Governo Federal não se definir, pelo menos os brasileiros de Criciúma serão vacinados”, destacou o prefeito, acrescentando que “os insumos deverão ser adquiridos por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (Cisamrec)”.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, estão sendo adquiridas 40 câmaras frias especiais, incluindo uma com temperatura que chega a 70 graus negativos. O secretário também adiantou as faixas etárias e grupos prioritários para imunização. Inicialmente serão grupos de risco, profissionais da área de saúde, seguindo até imunizar a população. “Estas estratégias serão acompanhadas e atualizadas à medida que forem sendo colocadas em prática. Dependemos sobretudo da aprovação da vacina para que possa ser adquirida”, destacou o secretário.

No Brasil atualmente existem três vacinas sendo analisadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Duas do Reino Unido e uma da China. Ambas possuem mais de 90% de eficácia.

Nova testagem para quem positivou

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a chamada das pessoas que já foram positivadas com a Covid-19 para uma nova testagem. O objetivo é verificar o percentual de pessoas que criaram anticorpos para a doença. De acordo com o secretário Acélio, Criciúma é o segundo município que mais faz testagens de Covid-19, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina.

Atendimentos descentralizados

Enquanto as vacinas não são disponibilizadas a Secretaria Municipal de Saúde segue testando e atendendo da melhor maneira possível a população. Nas seis principais regiões, Boa Vista, Rio Maina, Quarta Linha, Próspera, Santa Luzia e Centro, foram designadas Unidades de Saúde para a testagem e imediato atendimento médico, dando agilidade ao tratamento. O encaminhamento é feito pelas próprias UBSs.