Edson Freitas pretende fazer um mandato participativo e transparente

29

Vereador trabalhará para que o município consiga ter cada vez mais uma educação de qualidade

Içara

O advogado Edson Freitas foi eleito vereador com 968 votos pelo MDB. Ele superou todas as dificuldades impostas pelo momento que o mundo está passando e também por ser a primeira eleição que disputou. Freitas optou em ser candidato para poder ocupar um lugar onde pretende fazer um bom trabalho em favor da população içarense. Ele sempre participou dos movimentos sociais, como grupo de jovens, grêmio estudantil e APP de escola, e definiu que também poderia ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Ele tem como uma das principais bandeiras para o seu mandato a educação, lutando para melhorar a qualidade do ensino e por melhores condições de trabalhos para os professores, auxiliares e demais colaboradores. O vereador quer fazer um mandato participativo: onde as pessoas tenham liberdade para enviar sugestões, ideias, projetos ou críticas. Freitas trabalhará também de forma transparente sempre prestando contas de suas ações.

Jornal Gazeta – Como surgiu o gosto pela política?

Edson Freitas – Desde criança tive gosto pela política. Mas a decisão de participar efetivamente surgiu na primeira fase do curso de Direito, quando em uma aula de ciência política o professor, Manoel Mendes, afirmou: “em política não existe espaço vazio. Se vocês não ocuparem os espaços políticos, outras pessoas ocuparão”. Deste dia, até hoje, sempre prestei atenção e participei, direta ou indiretamente, da política. Por isso, durante a minha vida participei de grupo de jovens, grêmio estudantil, órgãos religiosos e da APP da Escola Municipal Quintino Rizzieri. Além disso, já ocupei o cargo de assessor técnico da Câmara Municipal e de advogado na Procuradoria Geral do Município de Içara. E, agora, referendado pelas urnas, assumirei uma vaga no Legislativo e trabalharei forte para fazer um excelente mandato em prol da nossa cidade.

Gazeta – Porque se filiou ao MDB e há quanto tempo?

Edson Freitas – Me filiei ao MDB em maio de 2019, a convite do prefeito Murialdo Gastaldon. A escolha do partido ocorreu após a constatação de que o MDB foi o partido que, através de seus líderes, mais trouxe transformação, obras e desenvolvimento social e econômico para nossa cidade. Basta analisarmos o período Murialdo/Sandro e veremos o quanto o MDB fez bem para a cidade. Foram mais de 140 quilômetros de pavimentações, Sistema SUS funcionando perfeitamente, Hospital São Donato com 20 leitos de UTIs e recebendo 50% do que é arrecadado com o IPTU, Educação com alto índice no IDEB e alunos estudando com a apostila Positivo, Paço Municipal novo, Centro revitalizado, dentre tantas outras obras.

Gazeta – Quem fez o convite para ser candidato a vereador?

Edson Freitas – Não houve um convite específico. Analisando o cenário político da cidade tive a percepção de que poderia ser candidato, me eleger, e contribuir com nossa cidade. Então, consultei a família e alguns amigos, me filiei ao MDB e coloquei o nome à disposição. O resultado está aí: 968 votos, quarto vereador mais votado da cidade e o segundo do MDB, meu partido.

Gazeta – Quais as dificuldades encontradas na campanha, além da pandemia da Covid-19?

Edson Freitas – Tirando o fato de ser a primeira eleição, posso dizer que as dificuldades do período eleitoral giraram em torno da pandemia e da enorme quantidade de candidatos disputando as vagas do Legislativo. No início da campanha, em função do Covid-19, as pessoas estavam se fechando para as visitas, mas com o passar do tempo foram abrindo as portas para ouvir nossas propostas. Além disso, como tínhamos aproximadamente 180 candidatos a vereador, outra dificuldade era a pulverização dos votos, o que nos fez travar uma forte batalha pela não divisão dos votos das famílias visitadas.

Gazeta – Foi uma surpresa conseguir ser eleito?

Edson Freitas – Não foi uma surpresa a nossa eleição. Afinal, somos natural de Içara, temos família, amigos, profissão e realizamos um trabalho consistente de estruturação de campanha e de visitas. Como esperávamos, as pessoas foram acreditando em nossas propostas e projetos e o resultado foi o previsto.

Gazeta – Quais suas principais bandeiras para a sua legislatura?

Edson Freitas – Nossas bandeiras ficaram bem claras no período eleitoral e se baseiam em quatro eixos principais: (1º) fazer um mandato participativo: onde as pessoas tenham liberdade para enviar sugestões, ideias, projetos ou críticas; (2º) fazer um mandato transparente, prestando contas do trabalho realizado; (3º) fazer um mandato em defesa da Educação, lutando para melhorar a qualidade do ensino e por melhores condições de trabalhos para os professores, auxiliares e demais colaboradores; (4º) discutir temas importantes para nossa cidade, como, por exemplo, saúde, geração de emprego e renda e cidade inteligente.

Gazeta – Alguma defesa especial para o bairro onde você mora?

Edson Freitas – Minha principal bandeira é fazer um mandato participativo. Através dele construiremos uma pauta com as reivindicações do bairro e as defenderemos durante o mandado. Mas já informamos que prestaremos atenção na reforma do Centro de Educação Infantil Pequeno Mundo e no atendimento do Posto de Saúde.

Gazeta – Como avaliou o desempenho do candidato do MDB no pleito?

Edson Freitas – Acredito que nosso candidato, o Arnaldo, fez tudo que estava ao seu alcance para vencer as eleições. Infelizmente, com dois candidatos da base do governo, a população optou por uma outra proposta. Se estivéssemos unidos, como estávamos na eleição do Murialdo/Sandro, os números nos indicam que o resultado seria outro.

Gazeta – Qual a expectativa para o mandato da prefeita Dalvânia?

Edson Freitas – Minha expectativa é que a prefeita eleita faça um excelente mandato e que exerça a sua capacidade de diálogo com a Câmara Municipal, com as entidades e as pessoas da nossa cidade, pois durante a campanha optou por não confrontar suas ideias e projetos com as ideias e projetos dos outros candidatos.

Gazeta – Quem você gostaria de agradecer pelos votos que os elegeram?

Edson Freitas – Agradeço a Deus, à minha família, à minha coordenação de campanha e a todos que contribuíram, mesmo que silenciosamente, para que nossa eleição se tornasse realidade. Além desses, agradeço, especialmente, a cada um dos 968 içarenses que depositaram seu voto de confiança em mim. Sou muito grato a cada um de vocês. Honrarei cada voto recebido. Trabalharei incessantemente para honrar os compromissos de campanha e fazer um excelente mandato em prol da nossa cidade.