Profissionais do Mais Médicos são alocados para Içara

18

Todas as sete vagas designadas para o município pelo Ministério da Saúde foram preenchidas

Içara

O Ministério da Saúde publicou o resultado preliminar da escolha das vagas dos profissionais com inscrição validada no Programa Mais Médicos. Ao todo, a pasta designou 5.970 vagas, distribuídas em quase dois mil municípios. As sete vagas designadas para Içara foram preenchidas.

Compõem a relação dos profissionais para atuar em unidades básicas de saúde do município os médicos Ayned Leyva Hernandez, Ernesto Valdes Gordillo, Gretell Almaguer Guerrero, Isadora Becker dos Santos, Julio Cesar Perez Cruz, Maday Milian Gonzalez e Paulo Lorenzi da Silva Junior.

Ontem (12), encerra-se o prazo para interposição de recurso, caso os profissionais discordem do resultado preliminar do processamento das vagas. A análise ocorrerá até esta quarta-feira (14), sendo que a publicação final dos alocados está prevista para o dia seguinte.

O próximo passo para o candidato contemplado garantir a sua vaga é confirmar o interesse na atuação do programa, entre 16 e 22 de junho. Com um prazo estendido, excepcionalmente, aos médicos que ainda estão em processo de emissão do CRM, que terão até o dia 30 deste mês. O primeiro grupo iniciará as atividades em junho, enquanto aqueles que ainda precisam apresentar documentos devem iniciar os trabalhos em agosto.

O programa alcançou, neste 28º ciclo, o número recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais cadastrados. Sendo que, desse total, 27,4 mil indicaram um local para atuação. No resultado preliminar, 84,7% dos alocados são médicos brasileiros formados no país, enquanto 15,3% são médicos do perfil 2, ou seja, brasileiros com habilitação de atuação em medicina do exterior.

Para a classificação dos médicos, o programa leva em conta critérios como Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, concluída e reconhecida; título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC) e especialização em Saúde da Família ofertada pelo Sistema de Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), entre outros.

Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.