Campanha de oração

Estimados irmãos e irmãs, amigos e amigas que nos acompanham em nossa coluna semanal do Jornal Gazeta, saudações! Estamos vivendo um tempo bonito, conforme já mencionamos na semana passada, o Tempo do Advento: tempo de espera, de vigilância, de preparação e conversão para o Senhor, que vem ao nosso encontro. E iniciando esse tempo especial, durante toda a última semana, nossa Paróquia São Donato viveu momentos profundos de espiritualidade e encontro com Deus através da Campanha de Oração Talhas de Caná, iniciada no domingo, 29, e encerrada no sábado, 5.

Essa campanha de oração tem por fundamento bíblico a passagem das Bodas de Caná, uma festa de casamento ocorrida em Caná da Galileia em que o vinho veio a faltar e Maria, a mãe de Jesus, intercedeu para que o Filho devolvesse a alegria à festa transformando água em vinho novo. Encontramos esse relato no segundo capítulo do Evangelho de São João (Jo 2, 1-11). Espiritualmente, nessa campanha de oração somos convidados a depositar diante da Virgem Maria todas as nossas dificuldades, de modo que ela possa levar ao Filho e ele transforme em vinho novo, devolvendo-nos a alegria.

No domingo, a primeira noite, Padre Antoninho Rossi presidiu a missa da apresentação das talhas e acolhida de Nossa Senhora. Na segunda-feira celebramos com o Padre Marcos Patrício, rezando por todos aqueles que se encontram acometidos por doenças psíquicas. Na terça-feira foi a vez de celebrarmos juntos com o Padre Daniel Zilli, rezando por todos os acometidos por doenças físicas. Na quarta-feira o Padre Eloir celebrou conosco a Missa por cura e libertação. Na quinta-feira quem celebrou a Santa Missa foi o Padre Eduardo Felizardo, rezando pela cura da árvore genealógica. Na sexta-feira eu, que vos escrevo, presidi a Eucaristia rezando pelos casamentos e namoros. Finalmente a última noite foi celebrada pelo Padre Mateus Réus, no sábado, rezando pelos conflitos familiares. Na última noite também coroamos a Virgem Maria, agradecendo a ela por toda a intercessão junto ao Filho Jesus.

Entre segunda e sexta-feira, durante as Santas Missas, estivemos no confessionário atendendo as Confissões. Muitas pessoas buscaram a Misericórdia de Deus através desse sacramento. Em uma das noites, inclusive, em que a Missa levou cerca de duas horas, o atendimento se prolongou até após o final da celebração. A ideia de permanecer no confessionário surgiu pelo fato de que, além de uma campanha de oração, estamos também em um tempo muito propício para a conversão. Muitas pessoas já têm por costume se confessar nesse período do ano, para poder viver o Natal de modo mais intenso e preparado. De fato, muitos paroquianos aderiram a ideia e buscaram o encontro com a Misericórdia de Deus.

Encerrando a campanha de oração, nossa paróquia também declarou encerrado o dia de Santificação Paroquial, celebrado com três missas (7h, 12h30 e 19h30) às quintas-feiras. Falando nisso, esta semana até o próximo domingo é também de encerramentos para o Padre Antoninho e para mim. No próximo domingo, na Missa das 19h, após haver celebrado uma última vez em cada comunidade, seremos enviados para nossas novas missões.

A Campanha de Oração Talhas de Caná foi, para todos nós, um momento de percebermos a fé de nosso povo e, com isso, aprofundarmos a busca constante pela conversão, pela Misericórdia e pela Eucaristia. Obrigado a você que esteve conosco em todos esses dias e a todos aqueles que, não medindo esforços, dedicaram-se incansavelmente para que nossa campanha pudesse acontecer. Deus abençoe a todos!