Ofício endereçado ao secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, pede abertura de novos de leitos de UTI na região
Criciúma, Içara e Região
A direção executiva da Associação dos Munícipios da Região Carbonífera (Amrec) expediu oficio endereçado ao secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, pedindo a abertura de novos de leitos de UTI no Hospital São José, em Criciúma, e no Hospital São Marcos, em Nova Veneza. Durante uma reunião ontem na sede da entidade, o presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, ligou para o secretário de Saúde do Estado reforçando o pedido.
O encaminhamento do ofício foi feito após a reunião entre Magagnin, a coordenadora da Comissão Intergestores Regional de Saúde da região da Amrec (CIR-Carbonífera) e secretária de Saúde de Nova Veneza, Maristela Vitali Cunico, do vice-coordenador da CIR e secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, do diretor executivo da Amrec, Lei Alexandre, do diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amrec), Roque Salvan, e de servidores da área da Saúde de Criciúma e do Estado.
No oficio, a entidade reforça o fato de que 91% dos leitos de UTI estão ocupados no Estado e que na região está em 100%, e que os números são os piores desde o início da pandemia. No documento, é feito o pedido de que a “abertura de novos leitos é fundamental”, e que existem hoje 10 pacientes na fila, aguardando abertura de leitos de UTI.
Na ligação feita ao secretário de Estado André Mota Ribeiro, Magagnin sugeriu a abertura de 33 novos leitos no total, sendo 10 no Hospital São José; 13 no Hospital de Retaguarda do Rio Maina; e mais 10 no Hospital São Marcos, de Nova Veneza.
O diretor executivo da Amrec, Lei Alexandre, sugeriu a possibilidade de hospitais de campanha, caso sejam desativados em outros estados, que sejam remanejados e instalados para região carbonífera.
Sul com 96% de ocupação dos leitos de UTI
Um levantamento feito pelo jornalista Marciano Bortolin para o portal 4Oito, e divulgado ontem, apontou que o Sul de Santa Catarina está com 96% dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 ocupados. Dos 100 leitos ativos, 96 estão ocupados e quatro livres. São dois leitos disponíveis no Hospital São José (HSJ), de Criciúma, um no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, e outro no Hospital São Camilo, em Imbituba.
Na quarta-feira (2), a região chegou a ter 98,98% de ocupação, com somente um leito disponível. A ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 na região estava assim ontem:
- Criciúma (Hospital São José) – 35 leitos no total – 2 leitos disponíveis – 94,29% de ocupação
- Içara (Hospital São Donato) – 10 leitos – nenhum leito disponível – 100% de ocupação
- Araranguá (Hospital Regional de Araranguá) – 20 leitos no total – nenhum leito disponível – 100% de ocupação
- Tubarão (Hospital Nossa Senhora da Conceição) – 15 leitos no total – 1 leito disponível – 93,33% de ocupação
- Laguna (Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos) – 10 leitos no total – nenhum leito disponível 1 leito disponível – 100% de ocupação
- Imbituba (Hospital São Camilo) – 10 leitos no total – 1 disponível – 90% de ocupação