A primeira conversa

Prefeita eleita de Içara, Dalvânia Cardoso começa efetivamente nesta semana a montagem de seu governo. Depois de um período de descanso, ela e o vice se encontraram ontem para a primeira conversa pós eleição. “E vamos começar a tratar destes assuntos. A transição é um processo meramente burocrático. Vamos avaliar os assuntos mais urgentes. Temos tempo para isso”, argumentou. Em entrevista a Massa FM, ela ressaltou que entre as definições estão o contrato de iluminação pública, o lançamento do próximo IPTU e os secretários. Aliás, ela não descarta um vereador em seu secretariado. “Não há veto, quero gente competente e sim, pode ser vereador. Até porque a lei que estão propondo e que já passou em Criciúma e veta vereador no cargo de secretário é inconstitucional”.

Na Saúde

Dalvânia voltou a defender que sua primeira missão é garantir atendimento com médico pediatra no São Donato já no dia 10 de Janeiro. Outra ação é a criação do atendimento até as 22 horas nas unidade de Saúde do presidente Vargas e da Vila Nova. “Não é uma promessa, é um compromisso. Vamos ter outras portas abertas para desafogar o São Donato. Isso não quer dizer que vamos reduzir a parceria com o Hospital. Ao contrário, nós vamos ampliar”.

Sobre IPTU

A prefeita ainda vai avaliar os números para só então definir se irá manter a fórmula adotada pelo atual governo ou se irá mudar. A forma atual consiste em emitir os boletos logo no início do ano. Avaliação é de que essa medida reduziu de maneira considerável a inadimplência.

Iluminação

O contrato de prestação de contas com a Cooperaliança para a iluminação pública da cidade termina no fim do mês. Pelo que foi possível perceber na entrevista, Dalvânia é favorável à manutenção. “Tem uma proposta de PPP para uma empresa explorar durante 25 anos a iluminação pública. É um contrato esdrúxulo, mas até o final do ano eles decidem e não vou interferir”.

Sem fechamento

Entre os prefeitos eleitos na região há pelo menos um assunto que é praticamente unanimidade. Nenhum deles quer falar em fechamento, em lockdown. “Precisamos trabalhar. Isola quem tem que isolar e quem está em condições segue com a vida”, defendeu Fernando de Fáveri, prefeito eleito de Cocal. A mesma tese é defendida pela prefeita eleita de Içara, o prefeito eleito de Forquilhinha e praticamente todos os demais.

Bem mais ou menos

Expectativa era positiva com a Black Friday, mas na prática o resultado foi ruim. Culpa do aumento dos casos de coronavírus e também do mau tempo que imperou sexta aqui na região. Torcida agora é pelo Natal.

Qualificar

Vice-prefeito eleito Jandir Soratto afirmou que uma das preocupações é com a qualificação da mão de obra dos jovens. “Eles precisam deixar o ensino médio prontos para atuar. Percorremos as indústrias e ouvimos as principais reivindicações”, afirma. “Já estamos fazendo contato com as escolas técnicas para trazer unidades para Içara”, emenda Dalvânia.

Preocupação

Prefeitos de balneários da região, e no Rincão não é diferente, estão em alerta com o risco de aglomerações com a chegada do verão. Eles sabem que será complicado manter a ordem se a população não colaborar. Com o novo coronavírus tendo números cada vez mais alarmantes, a ordem é apostar na conscientização.

Sem saída

Secretário de Saúde de Criciúma voltou a apelar para o bom senso da população. Deixou claro que não há outra saída. “Estamos no pior momento do enfrentamento da doença. Infelizmente o número de novos casos não para de crescer. No fim de semana tivemos quase mil pessoas testando positivo apenas em Criciúma. O cenário é muito preocupante e os nossos hospitais seguem lotados”, explicou o Acélio Casagrande. Em entrevista à Massa FM, ele explicou que o município de Criciúma está fazendo os últimos ajustes para que o Hospital do Rio Maina possa começar a receber os positivados de Covid-19. “A antiga casa de saúde vem sendo usada como centro de reabilitação, mas agora vai servir de hospital de suporte, uma retaguarda para dar vazão a grande demanda que está sendo registrada neste momento”, ressalta.

Voltando

Prefeito de Içara volta hoje ao trabalho. Depois do período de isolamento, ele retorna para definir o calendário de inaugurações que serão realizadas na cidade até o fim deste ano. Tendência é que tenha uma obra entregue por dia durante todo o mês de dezembro.