Deu o previsto

Carlos Moisés está de volta ao comando do executivo de Santa Catarina. Com seis votos contrários, três favoráveis e uma abstenção, o Tribunal Especial decidiu não aceitar o afastamento definitivo do governador de Santa Catarina. Com isso o processo de impeachment que apurava possível crime de responsabilidade do governador no caso do reajuste aos procuradores do estado está arquivado. Durante a sessão desta sexta-feira os deputados Maurício Eskudlark (PL) e Laércio Schuester (PSB) mudaram o voto e foram favoráveis ao governador. O deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) se absteve na votação. Moisés tem ainda um segundo processo de impeachment pela frente. É o que trata da compra dos respiradores. Mais uma vez, a aposta é que o governador será inocentado.

Colapso

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro disse nesta manhã, durante entrevista à Massa FM, que o sistema de saúde de Criciúma e da região está à beira de um colapso. “Se é que já não estamos no colapso”, argumentou o prefeito ao justificar a decisão de decretar Estado de Calamidade Pública em Criciúma. “Para que as pessoas entendam o Estado de Calamidade Pública é quando você tem o dinheiro para comprar, mas não tem o produto. Estamos decretando calamidade e fazendo esse alerta para que as pessoas não comecem a morrer nos corredores, ou pior, não comecem a morrer nas calçadas dos hospitais. O cenário é gravíssimo”, alertou.

Gravíssimo

Prefeito Murialdo Gastaldon também alertou nesta sexta-feira para o processo de caos que vai se instalando na saúde da Amrec. “As pessoas, pelo menos uma parcela delas, achou que podia simplesmente largar de mão. Tem gente que acredita em tudo, que acha que a máscara não funciona e deu no que deu. Foram na contramão dos especialistas. O cenário é muito ruim”, argumenta Gastaldon, que encaminhou a abertura de mais um centro de triagem na próxima semana.

No comando

O vereador Júlio Kaminski foi confirmado nesta manhã como o novo coordenador regional do PSL. Reeleito para mais um mandato no legislativo de Criciúma, o vereador terá a missão de reestruturar o partido na região carbonífera. “Reestruturar, reforçar e reunir a militância em toda a Amrec. Em Criciúma, o comando do partido vai continuar com o doutor Alisson Pires, que disputa a última eleição como vice e estava afastado dessa função”.

Eleição

A CDL de Içara tinha eleição programada para esta segunda-feira, mas ela acabou adiada. O motivo é a pandemia de coronavírus. Segundo o presidente Alexandre Fernandes, a decisão de adiar a votação foi para evitar aglomerações. Quando a eleição ocorrer, a tendência é que Paulo Brígido seja outra vez escolhido para comandar a entidade. Nome deve ser aclamado. Paulo Brígido é uma unanimidade entre os lojistas e de fato merece. Fez um grande trabalho e deu visibilidade para a entidade e para o comércio de Içara.

Aplausos para o atual

Alexandre Fernandes é outra figura que se destacou no comando da CDL. Seguiu à risca o que vinha sendo feito por Brígido, inovou, ampliou promoções e manteve o ritmo de crescimento do setor. Foi na gestão dele que a CDL passou a dar prêmios para lá de gordinhos nas campanhas de Natal. Os dois conseguiram manter o papel motivador da CDL de impulsionar os comerciantes a tentar o diferente mesmo quando a maré não está boa. Sai com o dever cumprido.

Primeiras decisões

Dois assuntos devem estar entre os primeiros encaminhamentos da prefeita Dalvânia Cardoso. Um deles é o contrato para a prestação de serviço na área de iluminação pública. O contrato com a Cooperaliança vence em dezembro e precisa ser renovado sob pena da cidade ficar sem o serviço. O outro é o IPTU. A adoção do pagamento logo no início do ano reduziu drasticamente a inadimplência. A nova prefeita precisa definir se quer manter o mesmo modelo.

Primeira reunião

O martelo não está 100% batido sobre a programação de verão do Balneário Rincão. A primeira reunião foi realizada nesta sexta-feira. No entanto, o que foi antecipado pela coluna está valendo. Não vamos ter eventos. O verão deve mesmo ser marcado por muita limpeza e orientação para a comunidade e os visitantes.

Derrubou

Clésio avisou que iria derrubar a lei que proíbe vereador de assumir cargo no executivo de Criciúma sem antes renunciar ao mandato. A decisão que saiu nesta sexta é liminar, mas a aposta nos bastidores é que, efetivamente, Clésio vai ganhar a queda de braços.

Antecipando

A morte do presidente da Cermoful Ricardo Bitencourt, vítima de Covid-19 nesta semana, deve antecipar o processo eleitoral na cooperativa. A eleição que estava marcada para março deve ser marcada já para janeiro. Segundo o estatuto, o presidente em exercício tem um mês para chamar novas eleições.

Inaugurações

Prefeito Murialdo Gastaldon projeta uma série de inaugurações a partir de dezembro. São ruas praças, o Paço Municipal e a primeira etapa do parque Walmor de Lucca que serão entregues a comunidade. “Temos muitas ações para serem entregues. Trabalhamos intensamente durante os oito anos e vamos trabalhar assim até o último dia”.