Penitenciária de Criciúma tem 23 detentos positivados e 140 suspeitos

185

Dos 90 funcionários, 20 estão afastados por suspeita o por terem contraído o vírus

Criciúma

Uma reportagem do jornalista Gregório Silveira, do portal 4Oito, informou ontem (26) que na Penitenciária Sul, em Criciúma, três detentos mais idosos tiveram que ser internados em estado grave em hospitais da região por causa da Covid-19. Além disso, informa a matéria, 23 detentos positivaram para o novo coronavírus e 140 estão em observação.

“Estamos tomando todas as medidas para evitar a proliferação do vírus. Os três detentos que estavam internados em estado grave melhoraram e retornaram a unidade. Precisamos separar alguns internos e isolar galerias. Contudo estamos conseguindo contornar a situação”, afirmou a juíza Débora Zanini, titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Criciúma, à reportagem.

Como medidas de contenção da doença, as visitas, mesmo as on-line, foram suspensas temporariamente. “Mesmo sendo à distância temos que tirar o preso da cela. Sendo assim ele precisa circular pela unidade colocando em risco os demais. Por medida de segurança as visitas (on-line) só voltam a acontecer na próxima segunda-feira”, disse a juíza. 

Outro problema envolvendo a Penitenciária Sul é o afastamento dos profissionais que trabalham na unidade. Dos 90 funcionários, 20 estão afastados por suspeita ou por exame positivado para coronavírus. “Realmente é uma situação difícil, mas esperamos que volte a normalizar na próxima semana, quando muitos profissionais já devem voltar. Por enquanto estamos com o quadro de funcionários bem reduzido”.

Hoje no sistema prisional catarinense já são 2.774 casos confirmados e 4 mortes.