Exercício diferente no Legislativo içarense

65

Um simulado de evacuação de edificação foi realizado ontem na Câmara Municipal

Comemorado nacionalmente no dia 2 de julho, o Dia do Bombeiro é bem mais que uma celebração com data marcada, pois a palavra certa é gratidão. Gratidão a todos os homens e mulheres que vestem suas fardas de “super-heróis” e se despem de qualquer medo para atender cidadão, animais e a natureza.

Em alusão à data, a corporação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Içara, que está instalada na cidade desde 2002, promove algumas atividades. E uma delas chamou a atenção. Ontem, foi feito um exercício simulado de evacuação de edificação na Câmara Municipal, coordenado pelo sargento Romancini.

“Tivemos uma etapa de orientação e participamos da simulação de incêndio. Foi muito importante e nos deu uma noção de como agir nesses momentos, pois tudo acontece muito rápido e muitas vezes, por falta de orientação, não sabemos como agir diante de tragédias. O treinamento nos ensinou como nos organizarmos no momento de pânico e, o fundamental, não deixar ninguém pra trás, além, é claro, se acionar os bombeiros e os demais órgãos para nos ajudar”, explanou a diretora da Câmara, Palmira Luana Henrique.

A unidade de Içara, instituída há 17 anos, tem hierarquia de companhia. É a Segunda Companhia do Quarto Batalhão do CBM, cuja sede é em Criciúma. Mesmo assim tem em sua gestão administrativa o pelotão de Içara que atende ainda Balneário Rincão. Morro da Fumaça, Cocal do Sul e Urussanga também estão subordinados a Içara.

A corporação conta com 31 bombeiros militares e mais 60 bombeiros comunitários (que são formados por membros da comunidade por meio de capacitação oferecida pelo CBM) que complementam o efetivo.