Na disputa pela prefeitura de Balneário Rincão, atual prefeito venceu com ampla vantagem sobre Charles da Rosa 

Balneário Rincão

A expectativa de uma vitória fácil do prefeito Jairo Celoy Custódio confirmou na disputa de ontem. Até o fechamento desta edição, oficialmente foram computados 75% dos votos, com Jairo a frente com 86,36% dos votos válidos. Assim que o TSE confirmar a apuração, o Jornal Gazeta trará a votação de todos os candidatos a vereadores.

A campanha do prefeito Jairo Celoy Custódio foi marcada por apresentação de novos projetos para a cidade e citando sempre as obras realizadas neste primeiro mandato. “Lá atrás, em 2018, dizíamos que íamos fazer e se fosse feito, seria um divisor de águas. Vamos preparar os projetos para colocar para fazer novamente o que fizemos nos quatro anos”, garantiu o prefeito reeleito.

Sobre a vitória, a coligação, mesmo percebendo o favoritismo não deixou de fazer uma campanha com intensidade, passando por todas as comunidades e motivando os candidatos a vereadores para também reforçar a importância do voto no candidato do partido. “Todos os candidatos a vereadores mostraram foco, além de pedir votos para eles, pediram também para a chapa majoritária”, pontuou.

Novos projetos

A coligação do MDB com o PSD, espera fazer nos próximos quatro anos, uma administração ainda melhor, com a realização de novos projetos que continuaram mudando a cidade. Na área de infraestrutura, na administração atual, foram pavimentados 25 quilômetros de estradas. Para o próximo mandato, ele planeja a implantação de uma ciclovia que ligará o centro de Balneário Rincão até o Balneário Barra Velha, passando pela localidade de Pedreiras, através da rodovia SC-445. Para que a ciclovia se torne viável, será obrigatório um pedido de autorização para o governo do Estado. Já para a realização da pavimentação de mais ruas, o candidato a reeleição conta que pretende voltar a executar o orçamento comunitário em 2021, quando as comunidades é que escolherão as obras prioritárias a serem realizadas.

Educação

Na Educação, Jairo Custódio pontua que construiu quase todas as estruturas novas das unidades educacionais do município, faltando a entrega das obras dos CEIs do bairro Mirassol e do bairro União. Ele lembra que tem feito a entrega gratuita do material escolar e do uniforme e que pretende implantar em Balneário Rincão o ensino em tempo integral para a educação infantil e o ensino fundamental, nos próximos anos. O prefeito pontua que também já implantou dois novos berçários, serviço que não existia em Balneário Rincão.

Outra proposta para a futura administração é a geração de mil novas vagas de trabalho, com a instalação de 23 novas empresas. Para que isso seja possível, a administração adquiriu mais nove hectares de terra anexo a área industrial já existente na Pedreira.

Saúde

Jairo Custódio e Luiz Laurindo apontam que a área de saúde teve muita atenção na administração que está em andamento com o aluguel da Clínica Nossa Senhora dos Navegantes, onde foram centralizados diversos serviços como a Unidade de Saúde Central, farmácia, secretaria de saúde, além do aumento no número de raio x, pequenas cirurgias e ultrassom. A intenção agora é a compra em definitivo da Clínica para a implantação de um hospital dia, onde as pessoas que precisarem de tratamento possam fazer sem precisar se deslocar para Içara e ainda no fim do dia ir para casa.

A intenção ainda é dar foco na área do turismo, incentivando e regionalizando os eventos promovidos por Balneário Rincão com envolvimento de todos os municípios como já acontece com o Carnaval. A intenção é explorar mais as belezas naturais para atração de turista, com o complexo lagunar, já que o município conta com sete lagoas. “A construção do calçadão já foi um marco, mas precisamos evoluir muito ainda na área de turismo”, avalia. Um novo portal de entrada para o município está no planejamento.

Resultado final da eleição em Balneário Rincão

Prefeito

JAIRO (MDB) – 86,36% (5.972 votos)

CHARLES DA ROSA (PSDB) – 13,64%  (943 votos)

Vereadores eleitos em Balneário Rincão
Airton Ferreira – 549 votos
Jorge Dory da Luz – 545 votos
Ademar Darolt – 507 votos
Luiz Carlos Pinto – 491 votos
Antônio Ricardo Venturini Júnior – 452 votos
Jucemar Vargas Perninha – 447 votos
Ramires Lino – 438 votos
Luiz Carlos de Bittencourt (Carlão da CP) – 403
Marlene Locks Lewis – 401 votos