O fim de semana foi movimentado com as coligações mostrando força para esta reta final na busca pelo voto
Içara
Faltando cinco dias para a realização das eleições municipais, os candidatos a prefeito de Içara estão procurando de todas as formas tentar convencer os eleitores para garantirem o voto que os leve a uma vitória nas urnas no domingo, 15 de novembro. O fim de semana foi de movimentação intensa por parte das coligações, seja de forma presencial ou então através das mídias sociais. Os programas gratuitos de rádio e televisão serão exibidos até quinta-feira, dia 12. Em Içara, os candidatos são Alex Michels (PSD), da Nossa Coligação é Com as Pessoas; Arnaldo Lodetti Júnior (MDB), da Coligação Içara Não Para; e Dalvânia Cardoso (PP), da Coligação Agora é Içara.
Alex Michels
No fim de semana, a coligação fez uma mobilização na região central da cidade. A ação foi feita com apoiadores voluntários, distribuindo materiais e conversando com os içarenses. “É gratificante ver o sentimento de mudança no olhar das pessoas. Nosso povo realmente acredita que é possível levar a cidade para frente, fazendo muito mais. Nosso movimento foi de conversar com as pessoas, apresentar nosso Planejamento Estratégico, sem essa coisa da política velha de buzinaço e algazarra. Nosso papel é convencer as pessoas que esse jeito velho de fazer política está no passado, e quem faz campanha dessa forma, governa do jeito velho”, ressalta Alex Michels.
Já através das redes sociais, os candidatos fizeram uma série de apresentações do que desejam para o município e do que é composto o Planejamento Estratégico da dupla, com a educação, não é diferente! Eles expuseram ontem (9) uma série de ações que fomentam novas oportunidades por meio do ambiente educacional para aqueles que vivem na cidade. “Não podemos regredir, nossa Içara é referência em educação e precisamos mais longe. Termos a certeza de que é por essa via que crescemos e desenvolvemos em todos os aspectos, afinal, a educação edifica e nos faz alcançar patamares de excelência”, frisou Michels.
Ele ainda reforçou a ideia de concessão de bolsas para aqueles que obtiverem bom rendimento escolar e um termo de cooperação para capacitações. Da mesma forma, o projeto de bolsas para a área da saúde, onde os médicos prestam serviço para o município por um período após formados é outra ação colocada em prática.
Arnaldo Lodetti
A coligação do candidato do MDB também fez movimentação no fim de semana. Já nas propostas apresentadas está a agricultura, que terá uma estrutura diferenciada em Içara, conforme o Plano de Desenvolvimento criado pela coligação “Içara não para”. Um programa para a distribuição de bolsa Jovem rural direcionado aos filhos de agricultores está entre as principais ações planejadas. As formações serão vinculadas as atividades agrícolas, a partir de um percentual garantido exclusivamente para bolsa de estudos. “Nossa ideia é oferecer possibilidade de ensino técnico e superior para que se crie as condições necessárias para potencializar a nossa agricultura, ampliando conhecimento de novas culturas, além daquelas já produzidas”, garantiu Arnaldo.
O vice-prefeito, Valdelir Darolt, será o secretário da Agricultura, com atenção de dedicação direcionada a este setor a partir de 2021. “Foi no campo que aprendi a lutar em defesa da nossa terra e da nossa gente e por isso entrei na política, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. Ao lado do Arnaldo, quero plantar sementes com políticas públicas que pensem em todas as pessoas. Mas, darei atenção especial aos agricultores. Se temos alimento na mesa é porque tem alguém que planta”, disse Darolt.
A dupla confirma que a cidade de Içara será pensada além do que se vê hoje. “Nosso trabalho será direcionado ao desenvolvimento em todos os sentidos. Vamos trabalhar por projetos viáveis, organizados com pessoas técnicas e direcionados ao crescimento da economia e da geração de emprego. Teremos assim, nos próximos quatro anos, uma Içara ainda melhor para se viver”, concluiu o candidato a vice.
Dalvânia Cardoso
A candidata Dalvânia Cardoso já havia adotado na campanha das últimas eleições que não faria carreatas e bandeiraço, focando mais nas vistas casa a casa passando por todos os bairros. Esta também será a estratégia a ser adotada nesta última semana de campanha, além das lives a serem realizadas com as comunidades que estão faltando. A coligação ainda fará algumas reuniões motivacionais com grupo de vereadores até o último dia.
Já nas mídias sociais, no fim de semana, Dalvânia Cardoso vem publicando em suas páginas algumas propostas do plano de governo já apresentado para diversos setores do município. Um dos compromissos da coligação é com a transparência disponibilizando bimestralmente, o Boletim da Transparência, apresentando as arrecadações e despesas da administração.
Também na área da saúde foram reforçadas algumas ações através das postagens como a ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde de Vila Nova e Presidente Vargas. “Em nosso mandato, até as 22h, os cidadãos poderão ser atendidos com a segurança e cuidado que merecem”. Ela também reforça a necessidade do aumento da liberação dos requerimentos para a realização dos exames, que avalia estar insuficiente, atrapalhando o serviço de diagnóstico do médico e a qualidade do atendimento em saúde.
Dalvânia também esteve na Unesc com a reitora Luciane Ceretta, que apresentou alguns projetos da universidade, com destaque para o ambulatório de fibromialgia, sala dos municípios, apoio na governança do plano de desenvolvimento socioeconômico da Amrec, apoio ao desenvolvimento do turismo regional, à ampliação dos estágios na área da saúde, à permanência com bolsas de estudos para estudantes carentes e formação continuada para professores.