Previsão para o retorno das atividades presenciais é para o dia três de novembro

Içara e Balneário Rincão

Uma das metas conseguidas pelas administrações municipais da região carbonífera foi a melhoria nos índices de saúde no mapa de risco de Santa Catarina, passando da cor laranja (grave) para a cor amarela (risco alto). O próximo passo agora é começar as atividades presenciais na área de educação. Os secretários estão classificando as atividades presenciais como apoio pedagógico e não retorno das aulas presenciais. O único município fora das normas seguidas pela maioria é Criciúma, que já está com atividades presenciais e planeja o retorno da Educação Infantil.

A secretária de Educação de Balneário Rincão Jucilene Fernandes destaca que o plano de contingência do município foi concluído e aprovado pelo Comitê da Secretaria de Educação. O documento será encaminhado para a coordenação regional em Criciúma para ser homologado.

Com o plano de contingência aprovado e a região permanecendo o mapa de risco na cor amarela, as atividades de apoio pedagógicos retornarão no dia 3 de novembro. Segundo ela, como em Balneário Rincão, a rede municipal de ensino tem somente o ensino fundamental 1, a previsão é de que no dia três de novembro retorne as crianças do quinto ano, que precisem do apoio.

Jucilene explica que a cada 14 dias, o plano será revisto e seguindo sempre o mapa de risco, com os atendimentos de apoio sendo realizados de forma inversa. Após os alunos do quinto ano, serão atendidos os do quarto ano. Já a Educação Infantil terá as aulas remotas até o fim do ano. “Na Educação infantil, uma pesquisa apontou que mais de 60% dos pais acham precipitado o retorno neste ano”, pontuou a secretária.

Posição em Içara

Já em Içara, a secretária de Educação Gerusa Bolsoni informou que o plano de contingência foi concluído na sexta-feira e os planos escolares deverão ser protocolados na secretaria até terça-feira (27) para que sejam homologados e aprovados pelo Comitê. A secretária também prevê o retorno das atividades presenciais com o apoio pedagógico no dia 3 de novembro.

Gerusa também acredita que a Educação Infantil terá aulas remotas até o dia 18 de dezembro, quando encerra o ano letivo e as escolas terão concluídas as 800 horas aulas previstas pelo Ministério da Educação. “Nesta segunda-feira (26) vamos fazer o plano de ação para ver como vai acontecer o apoio pedagógico”, destacou a secretária.