Acho que passou

Está aprovada a continuidade de mais um processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés. A ação que julga o envolvimento do governador no caso dos respiradores foi aprovada ontem por 36 votos favoráveis, 2 votos contrários, uma abstenção e uma ausência. Nenhuma surpresa, o resultado de lavada já era esperado. Mais uma vez a sessão se alongou demais. Foram discursos intermináveis, repletos de adjetivos rebuscados, alguns inflamados, outros carregados de emoção, mas que convenhamos para pouco serve. Sem entrar no mérito do envolvimento ou não do governador no caso dos 33 milhões, é preciso entender que esse é um processo político. Um processo que ganha força à medida que o governador perde apoio popular. Agora um novo tribunal de julgamento vai ser formado para avaliar se Moisés deve ser afastado do cargo para que seja julgado. Na sexta-feira, a batalha de Moisés é mais ácida. Se perder, e o risco é iminente, ele e a vice deixam o cargo por seis meses para serem julgados.

As prioridades

Cartilha com as prioridades do setor produtivo de Içara será repassada aos candidatos ao governo do município pela Associação Empresarial. É ação do Voz Única, que já destacamos aqui na coluna e que tem papel importante de colocar o futuro prefeito no compromisso com ações que são primordiais para que Içara siga seu caminho de desenvolvimento.

Mais um

Criciúma vai ter mais um dia D de vacina contra a paralisia infantil. Decisão foi anunciada ontem. Motivo é a falta de interesse de muitos pais em levarem seus filhos para vacinar. Assunto abordado ontem na coluna e que infelizmente está se tornando comum demais.

Vai voltar

Criciúma retoma nesta quarta suas aulas presenciais na rede pública municipal. Mas será uma retomada diferente. Não volta todo mundo. O encontro presencial é apenas para aqueles alunos que tem dificuldades com o modelo online e que precisam de um reforço para conseguir subir de nível em 2021. Sinceramente eu sou favorável a retomada. Vamos ter que voltar, uma hora ou outra a vida tem que voltar ao normal. O problema todo é que no modelo desenhado em Santa Catarina não há segurança. As aulas que vão ser retomadas em quatro regiões do Estado podem ser suspensas há qualquer momento. Isso porque a medida é balizada pela matriz de risco. Se as regiões saírem do Amarelo, para tudo outra vez. Voltar é preciso, mas tem que ser de maneira ordenada e organizada.

Vereador não pode ser secretário

Aprovada em primeiro turno na Câmara de Vereadores de Criciúma o projeto do vereador Ademir Honorato. Ele veda a presença de vereador em cargos do primeiro escalão do executivo municipal. “Essa proposta muda as regras a partir da próxima legislatura. Além disso, estamos em um processo eleitoral e as pessoas cobram que o vereador que se eleger fique até o final no exercício do mandato. É a hora de dar o exemplo”, argumenta Ademir. Agora a proposta vai para uma segunda votação e precisa mais uma vez ser aprovada e é aí que as barbas ficam de molho. Em primeiro turno ela já passou em uma outra oportunidade e depois….

Na vacina

Governador Carlos Moisés não acompanhou a votação do processo de impeachment nesta terça-feira. Estava em reunião com o Ministro da Saúde. Na pauta a compra de vacina contra a Covid-19 para ser aplicada na população.

Falando em vacina

Tem muita gente, em especial nas mídias sociais, falando que se a vacina for a da chinesa Coronavac – que é a mais segura nos testes até o momento – vai recursar a dose. Quanta bobagem. Eu estarei na fila logo que ela for liberada.

Vai sair

Edital para contratação da empresa que vai fornecer a equipe médica para o Serviço Aeromédico do Sul do Estado já está em curso. Expectativa é que o serviço esteja disponível ainda este ano. É um ganho importante para todo o Sul do Estado que vai receber agilidade.

Sem recuo

Alex Michels (PSD) gravou vídeo e fez rodar nas redes sociais garantindo que não vai abrir mão de sua candidatura.  Reclama que o assunto pipoca como fofoca pela cidade desde a pré-campanha. “Não tem como apoiar quem representa tudo o que reprovamos na política”, disse ao se referir aos dois adversários.

Complicou

Candidato Jairo Manoel da Silveira, o Jairinho da Coopafi, ainda luta para confirmar sua candidatura. O parecer do Ministério Público Eleitoral foi pelo indeferimento do registro. Avaliação é de que, de fato, ele saiu tarde demais da presidência da Coopafi. Se o juiz eleitoral seguir o parecer, ele fica fora do processo.

Enquanto isso

No Rincão, a campanha segue em ritmo acelerado. Jairo Custódio tem percorrido a comunidade e aproveitado para reforçar as ações desenvolvidas ao longo dos quatro anos. Assim como em praticamente todas as cidades, no Rincão a pandemia também tem atrapalhado o trabalho de corpo a corpo. Por isso, a ordem é reforçar as ações nas mídias sociais.