Cresce 336% a quantidade de apreensões de drogas na 6ª RPM

32

Alta elevação na apreensão de maconha contribuiu para salto nos números

Criciúma

Entre janeiro e setembro de 2020, segundo dados da Polícia Militar, houve apreensão de 424 quilos de drogas na 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM), que é formada pelo policiamento das cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O número significa um aumento de 336% em relação ao mesmo período de 2019.

O principal fator para o aumento expressivo na apreensão de entorpecentes foi o encontro de porções de maconha. Enquanto em 2019 nos nove primeiros meses do ano a PM apreendeu 76 quilos da droga, em 2020 foram 389 quilos (veja quadro). A elevação também ocorreu na apreensão de unidades de pés de maconha, que apresentou uma variação de 671%.

“A maconha é a substância ilícita mais consumida no Brasil. E as cidades da nossa região apresentam alto consumo desta droga. O alto consumo sofre influência do custo da droga (mais barato) e da disponibilidade. São muitos pontos de venda e distribuição”, afirmou o comandante da 6ª RPM, coronel Evandro Fraga.

Conforme o comandante, as apreensões são resultado das ações de inteligência policial com a união de ações envolvendo os batalhões da Criciúma, Araranguá e a Guarnição Especial de Içara, além de operações conjuntas com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil. Em alguns dos casos, há a prisão de criminosos e também encontro de armas de fogo.

“Trabalhamos monitoramento e controle. Nossas tropas trabalham nas grandes cidades e também nas pequenas comunidades, onde também ocorre o tráfico drogas. Estamos reforçando a presença policial nos bairros, deixando a população mais segura e confiante e contribui com denúncias”, lembrou Fraga.

O coronel reforça também o quanto a operações têm enfraquecido grupos criminosos. “As principais apreensões chegaram em pessoas ligadas a organizações criminosas que atuam na nossa região. Precisamos sufocar esses grupos. Com uma ação firma de Polícia Militar, integrada ou não com outras instituições de segurança, estamos conseguindo apertar o cerco na nossa área e isso melhora a segurança e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, acrescentou.