Falta apenas acertar a escala dos plantões dos médicos para que o serviço tenha início

Uma necessidade antiga da região está próxima de ser atendida. Após quase nove meses da inauguração, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Donato já tem um prazo para entrar em funcionamento. A expectativa é que o serviço seja oferecido a partir de 1º de setembro.

Com o aumento da demanda, foram contratados cerca de 30 novos profissionais. Falta apenas ajustar o plantão dos médicos para que o serviço seja finalmente habilitado. “Já fizemos uma reunião com todo mundo que chegou. Semana que vem já vamos começar um treinamento com as empresas que venderam os equipamentos. Estamos só aguardando para fechar a escala de plantão médico”, explica o diretor-administrativo do Hospital São Donato, Júlio César De Luca.

A negociação com o Governo do Estado, que vinha se alongando nos últimos meses, foi finalizada. A diária que será paga pelo Estado para cada leito é de R$ 859, que podem levar o valor do repasse a quase R$ 260 mil ao mês. Além disso, os números podem aumentar, caso o contrato inclua produtividade.

“Com o Governo do Estado está tudo certo. A partir do momento que habilitar, botar para funcionar, o Governo do Estado vem aqui na primeira semana, no mais tardar na segunda semana, faz o checklist, e vê a UTI funcionando. Assim que ela estiver funcionando, nós chamamos eles e assinamos o contrato”, revela De Luca.

Os dez leitos serão 100% ofertados ao Sistema Único de Saúde, ajudando a desafogar o Hospital São José, em Criciúma, que até agora é o único na região que oferta o serviço pelo SUS. “Esses leitos vão ficar à disposição do Estado. Se alguém de fora precisar e tiver leito disponível em Içara, eles serão encaminhados para cá”, destaca.

“É sempre uma luta diária. A gente recebe o alvará do governo, depois o alvará da vigilância sanitária. Depois vai conversar com o Governo do Estado e sempre são conversações difíceis. Todo dia tem que transpor barreiras. E quando chega um momento desse, é legal para todo mundo”, completa o diretor.