Candidato do Podemos em Criciúma foi o último dos setes concorrentes a anunciar que disputaria o pleito

Criciúma

O coronel da reserva Cosme Manique Barreto foi a surpresa de última hora nos nomes que disputarão a Prefeitura de Criciúma. Ele teve a candidatura homologada somente no último prazo para a realização das convenções partidárias. Para ele, este motivo não prejudica a campanha, porque o seu nome vinha sendo falado como possível aliado de várias pré-candidaturas. “O propósito já existia, estava construindo a candidatura e fazendo vários diálogos, estudando planos e estratégias para chegar convicto para a disputa eleitoral”, destaca o candidato do Podemos.

Cosme avalia que a maior dificuldade neste primeiro momento foi a montagem do partido, com a busca dos nomes a serem candidatos a uma cadeira na Câmara de Vereadores, mas que de resto está preparado para enfrentar o desafio de disputar o primeiro cargo eletivo. Manique Barreto terá como candidato ao cargo de vice César Faraco e o partido tem uma nominata de 12 pré-candidatos a vereadores. “Os candidatos a vereadores são nomes desconhecidos, mas com capacidade de chegar, com propostas e que estão vindo por uma causa de fazer diferente”, ressalta.

Caso seja eleito, Manique Barreto tem meta de fazer um trabalho de gestão, verificar como está a situação financeira da prefeitura, se tem dívidas e analisar a parte organizacional, fazendo que todos que estiverem trabalhem de forma que ninguém fique sem fazer nada, enquanto outros ficam mais sobrecarregados. Ele tem planos de digitalizar as secretarias.

Um dos exemplos é a Secretaria de Saúde para extinguir as filas de espera. Fazer com que todas as unidades de saúde trabalhem interligadas para que o sistema aponte quando a pessoa fez consulta, vacinas e pegou medicamentos. Também quer criar uma espécie de mutirão de consultas para tentar baixar o máximo possível o tempo de espera.

Segurança

Na área de segurança, o candidato que usar as tecnologias para ajudar a Polícia Militar no combate ao crime, com o propósito de todo ano disponibilizar novas viaturas para os policiais trabalharem a prevenção através do programa Rede de Vizinhos. “Atualmente, os policiais estão usando o próprio equipamento como celular a tabletes para realizar os trabalhos”, pontua. Outra meta que temos é colocar câmeras com reconhecimento facial nos locais mais movimentados como praças, parques, proximidades de escola, proximidades de centros comerciais, nos terminais de ônibus para que pessoas com mandato de prisão sejam identificadas pela polícia.

Educação

Segundo o candidato, esta é uma área que vai precisar de muita atenção, até pelo momento em que está passando com a pandemia do novo coronavírus. A intenção é sentar com a equipe para discutir um plano de recuperação de conteúdo. Também tem como meta fazer com que 100% das escolas do município tenho o ensino em tempo integral.

Manique Barreto avalia que os estudantes devam ter mais disciplina, principalmente com relação aos professores criando hábitos como a valorização do líder de classe, que terá a missão de apresentar sempre a turma ao professor e também criar rotinas de respeito a pátria com o hasteamento à bandeira e cantar o hino nacional. Para ele, tudo isso vai servir para formar cidadãos de bem, que venham no futuro estar preparados para falar em público e ter comando quando estiver a frente de uma empresa e até da família.

Campanha

Para ele, estes debates do início de campanha vêm mostrar igualdade entre todos os candidatos, independente da profissão de cada um, pois o objetivo é se tornar gestor de uma cidade. Segundo ele, o papel de gestor é saber dialogar com as pessoas, aproveitar o conhecimento de cada um e explorar as potencialidades em cada área específica. “Temos que saber aproveitar todas as inteligências para tirar o melhor para a população”.

Além de participar dos debates, o candidato espera também o período de campanha para visitar as pessoas e conversar com a população para expor as ideias da futura gestão.