Da série: Os melhores alimentos com gosto de nada

34

Chef PV Show ensina como retirar o amargor da abobrinha e como utilizá-la no dia-a-dia

A abobrinha é amarga! Isso todo mundo sabe. O que muita gente ainda não descobriu é que esse amargor pode ser amenizado com outros sabores ou então evidenciado, em pratos incríveis, nutritivos e saborosos. É por isso que a estrela de hoje é a abobrinha.

Jamais um ingrediente pode ser classificado apenas como bom ou ruim. Todo elemento possui texturas diferentes de acordo com o preparo. Aromas e sabor também se alteram. Alimentos são como pessoas, basta a você extrair o melhor de cada um.

A berinjela é um fruto originário da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão. É um alimento que aparece nos supermercados o ano todo. Tem uma película brilhosa por fora e uma poupa muito macia. A película tem gosto mais amargo e a poupa muito doce. Você pode assar, grelhar na chapa ou na churrasqueira, frita e até cozinhar a berinjela.

Para reduzir o amargor, pique a berinjela e adicione um pouco de sal. Espere ela suar e soltar líquido (10min), lave e use-a. Vamos conhecer algumas receitas.

Rolinhos de berinjela: Com uma mandolina ou na faca, retire fatias finas de berinjela no sentido longitudinal. Em uma frigideira, grelhe as fatias até ficarem macias. Faça um recheio de sua preferência. Pode ser de ricota, quatro queijos, refogado de carne, enfim. Pegue as tiras, recheie e enrole. Depois, leve ao forno para aquecer cobertas por um molho de sua preferência. Fica incrível.

Caponata de berinjela: Em uma tigela misture bem berinjelas, cebolas, pimentões e tomates cortados em cubos. Tempere com metade do azeite, aceto balsâmico, o sal, pimenta e orégano. Coloque esta mistura em um refratário já untado com azeite de oliva e leve ao forno para assar por mais ou menos 30 minutos ou até a berinjela estar cozida. Sirva como entrada com torradas.

Berinjela empanada: Corte as berinjelas em rodelas de cerca de 1 cm. Bata 2 ovos e acrescente sal (deve ficar mais para salgado, para temperar a beringela). Passe as rodelas na farinha de trigo, depois na mistura dos ovos e para finalizar, na farinha de rosca. Frite-as até ficarem douradas e crocantes.

Essas são apenas algumas formas de utilizar esse ingrediente maravilhoso que é a berinjela. Você ainda pode usa-la em saladas, em suflês, purês e uma infinidade de outros pratos. E você, tem alguma receita que gostaria de compartilhar conosco? Nos escreva para pvdalpont@gmail.com.