Balneário Rincão ganha destaque por oferecer novas modalidades de ensino a partir das chegadas da Unesc e do IFSC

Destino do Sul na alta temporada, terra de belezas naturais, lar da tainha e agora, polo educacional. Balneário Rincão deixa de viver apenas do verão e descobre uma vocação até então desconhecida. Através do ensino, principalmente profissionalizante, o município começa a se destacar em outras áreas e ganhar cada vez mais vida fora da estação do calor.

Ontem, o prefeito Jairo Custódio, ao lado do engenheiro ambiental Paulo Amboni e o empresário Roberto Bastos, conheceu estrutura, laboratórios e equipe técnica do Centro Tecnológico Satc (CTSatc). A ideia é buscar buscar mais parceiros para melhorar a infraestrutura do Balneário Rincão e fomentar economia e educação. A busca por mais oportunidades para o principal balneário da região Sul já vem de algum tempo.

O primeiro passo foi dado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Em junho, durante o Fórum Rincão do Amanhã, a reitora Luciane Bisognin Ceretta e o prefeito Jairo Custódio (foto), assinaram um protocolo de intenções para o projeto da instalação de um polo de Ensino a Distância (EaD). E em uma área voltada justamente para o município: o turismo.

Pouco depois, foi a vez do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Criciúma, que oficializou uma parceria com a prefeitura de Balneário Rincão para dar início a três cursos profissionalizantes. São oferecidas aulas de Auxiliar Administrativo, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e NR-10 Básico (Segurança em Instalações e serviços em Eletricidade).

Unesc marca presença

Balneário Rincão é o terceiro polo de EaD da Unesc (imagem), que também já está presente em Criciúma e Araranguá. A iniciativa, pensada em conjunto com a gestão municipal, foi idealizada com apelo da comunidade local durante o Fórum Rincão do Amanhã. A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, adiantou que a universidade deve ter projetos presenciais no município, que no verão vê a população aumentada de 12 mil para 150 mil pessoas.

O espaço da Unesc está instalado na Escola de Educação Básica Arroio Rincão, no centro do município. O destaque é o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, estruturado para explorar o potencial da região litorânea.

A pró-reitora acadêmica da universidade, Indianara Reynaud Toreti, conta que o objetivo da chegada ao Rincão é ir além de formar profissionais, mas impactar a realidade do município com as oportunidades e a expertise da Unesc. “A ideia é que a Unesc possa desenvolver, junto com o Rincão, atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o progresso regional”, destaca.

As possibilidades do novo polo também serão reforçadas pelo Núcleo de Empreendedorismo, que com seus projetos e programas dará suporte a iniciativas locais. “Trabalharemos com os investidores que já estão aqui e também com um programa de desenvolvimento de novas lideranças”, explica a reitora. A universidade levará ainda ao Rincão o Unesc em Dança, também visando o aprimoramento do turismo local.