Sem debate

Líder nas pesquisas de intenção de votos para a prefeitura de Içara, a candidata do Partido Progressista, Dalvânia Cardoso, não pretende participar de nenhum debate programado para a eleição deste ano. A candidata já oficializou sua decisão à Rádio Som Maior, que realiza debate com candidatos de Içara hoje. Nas próximas horas, a candidata também deve detalhar sua posição através das redes sociais. “A Dalvânia vai se manifestar sobre o assunto”, afirma o presidente do partido, Tuca Lodetti. A candidata foi procurada para se manifestar sobre a decisão, mas não foi localizada.

Voz única

Associação Empresarial de Içara lançou ontem mais uma edição do Voz Única. Em entrevista à Massa FM, a presidente da entidade, Adriana Mara Oliveira, ressaltou a importância da proposta. “Ela coloca o futuro prefeito em um compromisso com a cidade. Até o dia 10 vamos definir, com as demais entidades organizadas que participam do projeto, as bandeiras únicas, as prioridades da cidade e em seguida apresentar aos candidatos para que firmem compromisso com estas pautas”.

Coordenação definida

Juninho de Costa e Toninho Patrício, candidatos à prefeitura em Morro da Fumaça, aproveitaram a última semana antes do início oficial da campanha para ajustar detalhes estratégicos. Além de cumprir a parte burocrática de registro de candidatura, abertura de conta e outros detalhes, eles também definiram o nome do coordenador de campanha. O escolhido para a função foi Júlio Remor. Responsável pelo marketing do Criciúma Esporte Clube, Júlio é irmão da ex-deputada e ex-secretária de Estado Romanna Remor. Vai agregar experiência ao staff local de campanha.

Tá marcada

Para a próxima quarta-feira, último dia de setembro, a Assembleia dos Associados da Cermoful terá reunião para definir a eleição do Conselho Fiscal, aprovar as contas do exercício 2019 e aprovar o destino das verbas do Fates.

Retorno imediato

Deputado Bruno Soares (Novo) voltou a defender a reabertura imediata das escolas em Santa Catarina. Nessa quinta, durante entrevista à Massa FM, ele disse que o Brasil está na contramão do restante do mundo. “A Unicef e a OMS recomendam a volta às aulas, o restante do mundo já voltou e o Brasil está em uma seleta lista dos que estão com as atividades suspensas. Além do Brasil, a lista tem Iraque, Afeganistão, Paquistão, Camboja e Iêmen. Estes países estão certos e o mundo está errado”, cobra o parlamentar. Ele criticou também a proposta do Estado. “Que além de querer a volta em sistema híbrido ainda quer a volta pelos estudantes das séries finais se são justamente os menores que mais tem dificuldade em acessar as aulas de maneira online. E os que defendem volta só com vacina, isso pode acontecer só em 2022 e até lá faz o que?”

Auxílio

Dados divulgados pelo IBGE mostram a importância do auxílio emergência para mais de 6,6 milhões de domicílios em todo o Brasil. Segundo o levantamento, em cerca de 6,6 milhões de domicílios a média da renda per capita, ou seja, por pessoa, em agosto foi de R$ 12,47. Com o auxílio, no entanto, essa renda saltou para R$ 349,48 – uma alta de 2.703%. Dados do IBGE também mostram que a fome aumentou no país ao longo dos últimos anos.

Imposto

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na quarta-feira (23) que a equipe econômica vai enviar a segunda parte do texto do governo sobre a reforma tributária para os líderes dos partidos no Congresso até a próxima semana. Guedes disse que as prioridades do governo são criação de emprego e renda com responsabilidade fiscal. O ministro voltou a falar da criação de um novo imposto nos moldes da CPMF.

Desemprego

O número de desempregados voltou a subir no Brasil e atingiu 12,9 milhões de pessoas em agosto. Com isso, a taxa de desocupação passou de 13,1% para 13,6% na virada de julho para o mês passado. O resultado também sinaliza alta de 27,6%, se comparado com os números de maio, quando o contingente de brasileiros sem emprego era de 10 milhões. A região Sul foi a única onde o desemprego recuou.