Devido ao grande número de casos registrados na região, prefeitos apertam o cerco na fiscalização

Criciúma

Os municípios da Associação da Região Carbonífera (Amrec) adotaram novas medidas restritivas a partir de quinta-feira. Dentre as novas normas estão o fechamento de bares e restaurantes nos finais de semana. Também os supermercados e padarias ficarão abertos apenas até o meio-dia de sábado. As academias poderão funcionar somente de segunda-feira a sexta-feira. “Estas medidas vão de encontro as dificuldades que os municípios estão passando nos últimos dias”, destacou o presidente da Amrec, prefeito e Cocal do Sul Ademir Magagnim.

Segundo ele, as medidas entrarão em vigor a partir de quinta-feira, pois primeiro precisa ser aprovado pela Comissão Intergestores Regional dos secretários de saúde da região da Amrec. Os prefeitos também pedem que a população colabore e siga as medidas restritivas. “Vamos intensificar a fiscalização para evitar que o vírus continue se propagando”, pontuou o presidente da Amrec. O novo decreto valerá por mais 14 dias e será para todos os municípios da região Carbonífera.

Vale lembrar, que além de ficar fechado nos domingos e funcionar somente até o meio-dia de sábado, o expediente durante a semana será somente até as 21 horas. Os bares e lanchonetes também não poderão ficar abertos após as 21 horas nos dias de semana.

Números em Criciúma

Um dos municípios que tem apresentado um crescimento acentuado dos números é Criciúma, que chegou no fim do dia de ontem com 2.348 casos do novo coronavírus, sendo que 980 pacientes já estão curados. O município estava até ontem com 27 óbitos confirmados pela Covid-19.

Até o momento foram realizadas 16.850 coletas de amostra para análise de Covid-19 em Criciúma, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), considerando os exames encaminhados ao laboratório de referência (Lacen-SC) e os realizados pela rede privada, incluindo testes rápidos.

Outro fator preocupante em Criciúma foi o número de pacientes internados nos hospitais. Eram 45 pessoas nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e mais 64 pessoas internadas nas alas clínicas

Forquilhinha

Forquilhinha também tem chamado atenção pelo número de infectados. O município chegou a 410 casos confirmados da Covid-19, conforme o boletim divulgado ontem (28), pela Secretaria de Saúde. Nas últimas 24 horas, mais 15 pessoas testaram positivo para a doença.

Somente em julho foram 292 pessoas contaminadas no município, um aumento de 217% no comparativo com junho, que já registrava crescimento dos casos positivados. Os bairros com mais casos registrados são Ouro Negro (70), Santa Ana (48) e Santa Isabel (41).

Do total de 410 casos confirmados, são 236 recuperados, 170 em tratamento e quatro óbitos. Também há três suspeitos e 1.110 descartados.