Museus e espaços culturais movimentam gradativamente o turismo

16

Pontos culturais e turísticos administrados pela Fundação Cultural de Criciúma estão funcionando normalmente

Criciúma

Com a chegada da Covid-19 no Brasil, as atividades que movimentavam o turismo no país tiveram que ser prorrogadas por tempo indeterminado. Conforme as medidas de enfrentamento à doença foram se desdobrando, as estruturas de turismo foram retomando as suas atividades. Em Criciúma, os equipamentos culturais e turísticos administrados pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), estão com os horários de funcionamento normais, com distanciamento social adequado e fornecimento de álcool gel para higienização das mãos.

Um dos museus do município, o Augusto Casagrande, abriu novamente no início deste ano e está sendo visitado regularmente. “Nós estamos recebendo visitas de pais, de alunos que estão tendo aulas presenciais e alunos que não. Estamos recebendo famílias, pessoas que passam pela cidade e acabam se interessando pela história e colonização”, conta o coordenador do museu, Realdo Medeiros.

Para a coordenadora do Memorial Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi, Fernanda Crotti Biava, o público não é grande, pois a situação ainda é de pandemia. “A gente não vê a hora de passar tudo isso para que o nosso público escolar e grupos maiores possam visitar esses espaços” afirma Fernanda.

Com a volta desses locais, explorar a regionalização turística é o objetivo da diretoria de turismo de Criciúma. “A regionalização é o trabalho das cidades em conjunto para desenvolver ações e dar mais força e representatividade ao setor”, destaca Ismail Ahmad Ismail, diretor de turismo do município. Segundo Ismail, a volta é fundamental pois o setor ficou parado por muito tempo. “Com os novos decretos do estado e com o avanço na vacinação, nós estamos tratando a retomada das atividades artísticas e culturais na região”.