Levantamento foi feito a pedido da rádio Som Maior FM e do site 4oito sobre a preferência dos eleitores içarenses
Içara
A rádio Som Maior FM e o site 4oito divulgaram ontem pesquisa do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) sobre um primeiro levantamento da preferência de votos dos eleitores içarenses para a prefeitura. Nesta primeira avaliação, o IPC cogitou uma pesquisa espontânea, a rejeição dos candidatos e três cenários de disputa: com seis, três e dois candidatos.
Em todos, eles, informa o resultado, Dalvânia Cardoso, candidata do Partido Progressista (PP), aparece na liderança. O vereador Alex Michels, do Partido Social Democrático (PSD), aparece em segundo lugar nos dois cenários em que seu nome é incluído, o também vereador Toninho de Melo, do Partido Liberal (PL), aparece em terceiro, quando seu nome também é incluído na pesquisa, e Arnaldo Lodetti Júnior, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), aparece em quarto, na configuração de seis nomes, em terceiro, quando há três candidatos, e em segundo, quando só há duas candidaturas postas. Veja os números abaixo na tabela.
Segundo o jornalista Adelor Lessa, que expos a pesquisa no seu programa na rádio Som Maior, os dados da pesquisa IPC foram levantados na segunda e terça-feira (6 e 7) desta semana, sendo entrevistados 500 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 4,3% e nível de confiança de 95%. A pesquisa, conforme divulgado, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) sob o número 09954/2020.
Indecisos são 56,8%
A pesquisa espontânea, segundo o IPC, indica um grande número de eleitores indecisos: são 56,8% dos pesquisados. Dalvânia Cardoso apareceu como opção espontânea de 17,2% dos eleitores ouvidos. Outros 7,8% escolheram Alex Michels, enquanto 5,4% citaram Arnaldo Lodetti. Foram lembrados ainda Toninho de Mello, com 3,6% do eleitorado, o prefeito Murialdo Gastaldon (MDB), que não pode concorrer, com 3,2%, Agenor Bombeiro (PSL), com 1%, e Lauro Nogueira (PT), com 0,4%. Os que não votam em nenhum candidato chegam a 4,6%.
Resultados da pesquisa
1º Cenário (Estimulada com seis candidatos)
- Dalvânia Cardoso 37%
- Alex Michels 19,2%
- Toninho de Mello 13,2%
- Arnaldo Lodetti Júnior 11,8%
- Agenor Bombeiro 6,6%
- Lauro Nogueira 3,2%
- Não sabem 4,8%
- Nenhum 4,2%
2º Cenário (Estimulada com três candidatos)
- Dalvânia Cardosos 40,6%
- Alex Michels 23%
- Arnaldo Lodetti Júnior 12,6%
- Não sabem 15,6%
- Nenhum 8,2%
3º Cenário (Estimulada com dois candidatos)
- Dalvânia Cardoso 51,4%
- Arnaldo Lodetti Júnior 16,6%
- Não sabem 17,4%
- Nenhum 14,6%
Índice de Rejeição
- Arnaldo Lodetti Júnior 15,6%
- Lauro Nogueira 14,2%
- Toninho de Mello 11,2%
- Dalvânia Cardoso 8,8%
- Agenor Bombeiro 6%
- Alex Michels 3,6%
- Não sabem 13,2%
- Nenhum 27,4%