Os números do emprego

Somente nos cinco primeiros meses do ano o país perdeu 1.144.875 vagas de trabalho. O recorde histórico negativo foi divulgado na segunda-feira (29) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). É a pior crise para o período de toda a história. O levantamento de maio mostra que, no mês passado, o Brasil fechou 331 mil postos de trabalho. Apesar de ruim, o número é melhor que o do mês anterior. Em abril, o número tinha sido bem maior, com 902 mil vagas fechadas. Em Içara, a situação não é diferente. De janeiro a maio do ano passado a cidade gerou 571 vagas com carteira assinada. Neste ano, no mesmo período o número é de 248 vagas negativas. A culpa, claro, é da pandemia. Içara projetava mais um ano de crescimento, de bons números. No comparativo de maio para abril houve uma reação, na mesma linha do que aconteceu no cenário nacional. Mesmo com a pandemia, a aposta é que o segundo semestre em Içara seja melhor, impulsionado por Combo, Atacadão e outras empresas.

Falando em emprego 1

A JR Materiais de Construção iniciou a semana selecionando profissionais para reforçar suas equipes no setor de material de construção e no setor de pavimentações. Os interessados devem levar os currículos até a sede da empresa, na SC 445, no bairro Vila Nova, em Içara. Estão sendo selecionados profissionais para atuarem como operador de vibroacabadora, operador de rolo, vendedor, ajudante de entrega, laboratorista e motorista.

Falando em emprego 2

Profissionais do setor de Recursos Humanos do Atacadão, bandeira de atacarejo do grupo Carrefour, voltaram a Içara. Eles seguem na cidade até a próxima sexta-feira com a missão de selecionar funcionários para as vagas remanescentes. “Na primeira passagem pela cidade, no começo do mês, definimos a contratação da maioria dos profissionais. Esse pessoal já está em treinamento. Restam ainda algumas vagas que precisam ser preenchidas e esperamos definir os profissionais esta semana”, explica Diego Santos, supervisor administrativo da Unidade de Içara. A rede ainda busca a contratação de um nutricionista, um líder de prevenção, analista de recursos humanos, auxiliar de recursos humanos, cartazista, operador de empilhadeira, técnico em manutenção e repositores. A seleção está sendo feita no galpão da FAI, na área central de Içara.

Sem reajuste

Vereadores de Içara aprovaram na segunda-feira, por unanimidade, projeto que fixa os salários para o próximo mandato. A decisão foi pela manutenção dos vencimentos. Salários de hoje seguirão os mesmos para os próximos quatro anos. A projeção de anos complicados por conta dos efeitos da pandemia pesou na hora da votação. Além disso, a medida segue o perfil da atual legislatura de buscar a economia nos gastos públicos.

Que fase

Carlos Alberto Decotelli, anunciado para a Educação, e que até tinha agradado o setor, pediu demissão ontem. Motivo foi o seu currículo contestado, cheio de informações inverídicas de formação que ele nunca teve e também a suspeita de plágio em tese de mestrado.

Na mesma linha

Conforme antecipado ontem, os secretários de Saúde da Amrec decidiram em reunião realizada ontem que vão adotar o decreto de Criciúma como base para os demais município da região.

Sem interesse

Dados da Secretaria de Estado da Educação mostram que a adesão dos alunos ao ensino online está caindo gradativamente. Sem a presença do professor, o estudante estaria perdendo o interesse no conteúdo. “Não entendemos as razões pelas quais os estudantes não estão participando”, argumenta o secretário Natalino Ugioni.

Mais duas

Bolsonaro deve anunciar mais duas parcelas de R$ 600 para auxílio-emergencial. Martelo será batido em reunião com as áreas envolvidas; valor conta com apoio do Congresso Nacional.