Semana passada, a região das lagoas apresentava problemas. Na medição desta sexta, apenas o Arroio esta impróprio

Balneário Rincão

O relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) de sexta-feira (22) apontou apenas um ponto impróprio para banho no Balneário Rincão: o Arroio. Na semana passada eram quatro: Lagoa do Faxinal, na altura do Parque Verde, Lagoa dos Esteves, próximo ao trapiche, Lagoa dos Freitas, no ponto próximo ao posto de guarda-vidas, e Arroio. Na praia, os pontos coletados estão próprios para banho.

O ponto mais controverso da análise da semana passada foi o aparecimento de ponto impróprio na Lagoa do Faxinal, local de onde sai a água para consumo dos moradores de Içara e Rincão. Mas, apesar do resultado, segundo o engenheiro químico do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Balneário Rincão, Jean Paulo Zappelini, a água distribuída aos moradores é tratada antes.

Foram encontradas no ponto da lagoa do Faxinal alta concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

“A água bruta possui E.coli, mas com o tratamento ela se torna potável. A água passa por todo um processo antes de ser encaminhada para a casa das pessoas”, ressaltou Zappelini. “Fazemos análises física, físico-químicas e químicas a cada duas horas para aferir o nível de cloro, de flúor. Analisamos a cor, a turbidez”, explica o engenheiro químico. Além disso, duas vezes por semana a estação faz a análise para presença de E.coli e coliforme total. A regulação do serviço é feita pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Cisam-Sul) e o Samae precisa cumprir todas as normativas referentes ao abastecimento à população.