O futuro de amanhã

Todos os sábados ao descer as escadas do apartamento onde moro, aqui no centro de Içara, dirijo-me à praça no centro e encontro as crianças. Olho para aqueles rostinhos infantis, talvez para me encontrar dentro de uma saudade que não quer ir embora. Outro dia abracei uma criança que tomava um sorvete de chocolate e disse: “É bom ser criança, e sabem que os meus “filhotes” pareciam vocês? Felizes e tagarelas, mas cresceram”. Respondeu-me um deles: “Um dia vamos crescer, crescer e atravessar o céu”. Depois disse que tenho uma netinha linda e se chama Julia. Conversamos, sorrimos e foi só alegria.

A casa envelhecida e as belas Igrejas, talvez nos “sorriu”, enquanto um raio de sol penetrava por entre as plantas filhas de Içara. Palavras em pensamentos naufragam em outros mares, no canto da poesia.

Olhar para as crianças foi um divino momento! “Que deixe de existir o tempo do antagonismo, que surjam hinos de amores, brado de alerta e canto de paz. Espero que o homem de amanhã, não ouse esquecê-los e permita que nunca deixem de acreditar nos sonhos. Não se esqueçam deste poema, e nem escondam o sorriso das nossas crianças, porque são elas que gritam alto aos que querem ouvi-los. Chega de briga, de desamores, de gente indo e vindo sem lugar para orar”.

São estas crianças, que representam os milhares de crianças, que buscam um mundo novo. São estas crianças, que não falam nada para ninguém, mas olhem estes sorrisos e o carinho daqueles que os carregam, às vezes nos colos das mães, de mãos dadas, abraçados ou pertinho daquele que os carregam para passar um dia carinhoso pertinho de outras crianças. Em cada olhar o mundo novo, a liberdade de ação, porque meu poema tem asas.

O Amor é necessário, olhe o sorriso embelezando as minhas letras na hora certa e porque é uma razão para existir.

Olhem para as imagens flutuando neste texto, um por um, há algo mais lindo para se admirar? Não, não há, pois há um mundo e uma esperança querendo embalar cada fotografia e alegrando os meus leitores. Criança é apenas criança! E amanhã continuarão embelezando as minhas letras. É talvez a vida humana, eis minhas crianças de mentes puras e belas, até o beija-flor pousou próximo a janela. E quando vocês, crianças, lerem estes versos, pensem, tudo aconteceu na hora certa e existia uma razão para existir, caiu do céu!