Dados alentadores

Coletiva de ontem no paço municipal sobre a volta do transporte coletivo apresentou um dado interessante. Pela terceira semana seguida Criciúma registra queda no número de casos de Covid-19. Não é motivo pra você se descuidar, mas o dado é altamente alentador. “Isso é resultado do trabalho que vem sendo feito por Criciúma. A cidade testou mais e com isso conseguiu de maneira assertiva tratar os casos. Estamos evoluindo bem e vamos continuar o monitoramento cuidadoso. A curva aqui está caindo e vamos trabalhar para que continue assim, mas as pessoas precisam continuar com todos os cuidados”, avisa o secretário Acélio Casagrande.

Empolgado

Vereador Valdelir Da Rolt, no Estúdio da Massa FM, falou sobre a filiação de 500 novos militantes no PSDB. “O partido tem crescido bastante e vai continuar crescendo. Estamos fechados com o MDB para continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Içara como tem ocorrido nos últimos anos”. Da Rolt é o nome do PSDB para ser vice de Arnaldinho Lodetti no pleito deste ano.

Voltando

Uma coletiva realizada nesta tarde de quinta-feira no Paço Municipal detalhou a volta do transporte coletivo em Criciúma. Ônibus voltam a circular na segunda-feira. Iniciam com horário reduzido. Neste primeiro momento os coletivos começam a rodar das 6he30min às 8he30min, das 11he30min às 13e30min e das 17h às 19he30min. “Nesse momento priorizamos os horários para atender os trabalhadores que já estão em atividade”, explica a engenheira Caroline Pain Zanette.

As regras

Ônibus também terão que circular com 50% da capacidade e com todos utilizando máscara. Só será aceito pagamento com cartão. Não será aceito dinheiro durante o período. Todas as janelas devem ser mantidas abertas. Idosos também estão vetados neste primeiro momento. “Pedimos que as pessoas colaborem. Se não houver respeito as normas o ônibus não vai seguir viagem. Quanto ao pagamento da passagem com o cartão de usuário é preciso lembrar que ele não tem custo e ainda permite uma economia de mais de 8% na tarifa”, explica Everton Trento presidente da ACTU.

Angustia

Para os motoristas e cobradores, a volta do transporte representa um alento, mas a angustia ainda não terminou. “Já tivemos muitas demissões e não sabemos como será o futuro. Não sabemos quantos ainda vão perder o emprego. Uma pena o nosso governador não entender de nada. Em todos os estados o transporte se manteve e aqui ele tirou a comida da mesa de muitos trabalhadores, no transporte e nos outros setores”, lamenta Clesio Fernandes, o Buba, presidente do sindicato de motoristas e cobradores.

ICMS

Vereador Alex Michels encaminhou requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa sugerindo um projeto para isentar os hospitais filantrópicos do pagamento do ICMS que incide na conta de energia elétrica. Se apresentada e aprovada, a medida vai representar uma economia considerável para as instituições. “Ação se torna importante neste momento de pandemia, mas a intenção é tornar isso algo permanente já que os hospitais filantrópicos não tem fins lucrativos e prestam serviço fundamental para toda a sociedade catarinense”.

Antifacista

Grupo de Criciúma prepara para este sábado um ato antifacista em defesa da democracia. A manifestação vem sendo convocada através das redes sociais. O ato está programado para iniciar a partir das 9 horas e a concentração será feita em frente a rodoviária do município. O grupo está pedindo que os participantes levem um quilo de alimento não perecível que será doado para famílias carentes. O ato promete ser pacífico.

Positivo

Senadores aprovaram nesta quarta-feira um projeto de lei que obriga a cobertura de tratamento de quimioterapia domiciliar contra o câncer pelas operadoras de planos de saúde. A proposta facilita o atendimento em casa aos pacientes que precisam de acompanhamento para se tratar da doença.

Para comemorar

O informe divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Criciúma aponta que 77,8% dos registros de Covid-19 no município são considerados recuperados. Em um período tão tenso, com tantas notícias ruins, esses são dados que servem de alento.

Moisés

Governador Carlos Moisés concedeu entrevista a Associação Catarinense das Emissoras de Ràdio e Televisão, a Acaert. Falou de Fake News, do achatamento da Curva, do planejamento para a retomada das atividades e destacou que os bons números registrados em Santa Catarina são resultado do esforço coletivo de toda a sociedade.