Paciente estava internada na UTI do Hospital São José, em Criciúma

Criciúma, Içara e Região

Morreu na noite de segunda-feira (1º) no Hospital São José, em Criciúma, a terceira vítima de coronavírus da cidade de Urussanga. A morte foi confirmada pela prefeitura na manhã de ontem (2).

A vítima foi uma mulher de 44 anos, que deu entrada em um hospital da sua cidade na noite do dia 30. Apresentando os sintomas da doença, ela foi transferida em seguida para a unidade hospitalar de Criciúma, sendo internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela possuía comorbidades, pulmonar e imunossupressão e acabou não resistindo.

Em meio a notícia de mais uma morte, o Hospital São José também registrou ontem uma recuperação. Trata-se da paciente mais idosa confirmada com a Covid-19 da cidade de Criciúma. Maria Margarida Pescador Luciano (foto) tem 97 anos e apresentou os primeiros sintomas no dia 11 de maio, recebendo o diagnóstico positivo dez dias depois.

Ela ficou internada no hospital por 14 dias, apresentando melhora no quadro na quinta-feira (28). “Ela foi muito bem cuidada, desde quando chegou ao hospital. Todos os enfermeiros e médicos que cuidaram dela foram bastante atenciosos. Com certeza ela vai contar para todo mundo a homenagem que fizeram para ela e vai poder comemorar os 98 anos em outubro”, relatou o filho, João Batista Luciano.

Maria Margarida foi homenageada em sua saída com aplausos dos profissionais da saúde e música. Marcada com muita emoção, a homenagem ainda terminou com as palavras da própria paciente, que agradeceu a equipe de enfermeiros e médicos que estiveram cuidando dela durante o tempo de internação.

Içara

Em seu boletim atualizado, Içara registrou o mesmo número de casos que o dia anterior. São 34 moradores confirmados com o coronavírus e 23 curados, sendo que todos ainda infectados estão em tratamento domiciliar. O número de suspeitos, entretanto, aumentou de 16 para 19, e o casos monitorados foram de 70 para 68 na contagem atual.

No Hospital São Donato, um leito está sendo ocupado para tratamento da Covid-19. Trata-se do morador de Balneário Rincão, de 65 anos, que está na UTI com diagnóstico positivo para a doença. O paciente que até o dia anterior estava sob suspeita, foi liberado ontem da clínica.

Também foi divulgado um gráfico mostrando a evolução dos casos de coronavírus na cidade, desde o primeiro registro, no dia 21 de março. A arte conta com informações do número de confirmados, curados, suspeitos e pacientes monitorados.

Em SC, 148 óbitos

No Estado, chegou-se ontem a 9.660 casos confirmados de Covid-19, dos quais 5.828 já estão recuperados e 3.684 permanecem em acompanhamento; e 148 mortes desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,53%.

As mortes confirmadas ontem são de duas mulheres, uma de 44 anos, de Urussanga (citada acima) e outra de 85 anos, de Palmitos, ambas com registro de comorbidades.

Dos 1.316 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 798 ocupados, sendo 149 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 60,6% e há 518 leitos disponíveis atualmente.