Evento contou com público de 45 mil pessoas entre a última sexta e o domingo

Quando foi apresentada, ainda em 2017, a Agromel tinha o objetivo de ser a festa de Içara, que representasse o município para toda a região. E se depender da primeira edição, a missão foi cumprida com folga. Realizado pelo governo municipal, o evento superou a expectativa de público.

De acordo com a organização, durante os três dias, 45 mil pessoas estiveram presentes na Agromel. Segundo o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, a projeção de público era de 30 mil pessoas.

“Superamos em 50% o número de público presente no evento. Mas montamos uma estrutura e a organização foi preparada para uma grande festa, e deu certo”, conta. Murialdo també

m destaca a segurança como outro ponto positivo, com o trabalho da polícia e segurança privada, além do corpo de bombeiros.A primeira edição da Agromel contou com opções gastronômicas da cidade, exposições comerciais e industriais, atividades esportivas, tratoraço, missa e celebração gospel, além de shows de bandas regionais e até mesmo nacionais, como o da dupla Marcos e Belutti.

 Agronegócio

O presidente da Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar (Coopafi), Jairo da Silveira, também avalia positivamente o evento. “A gente se preparou para participar e o número de pessoas nos surpreendeu positivamente. A expectativa de público e volume de vendas foi superado. E também mostramos um pouco da nossa produção”, conta.

Segundo ele, o atual projeto da Coopafi é o da alimentação escolar. “A gente conversou, interagiu e mostramos os nossos produtos ao público”, lembra.

A Coopafi contou com seis produtores no evento. “Tivemos boa representatividade dos nossos produtos. Além da venda dos produtos industrializados, também tivemos a exposição dos orgânicos”, conclui.

 Divulgação dos trabalhos

A primeira dama, Ceneli de Freitas Gastaldon, que preside o setor de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), considera que a Agromel foi um sucesso e que a FAI colaborou com a divulgação do trabalho realizado pelas mães, na decoração do centro e nos estandes que representaram as mães do município. “Aqueles vasos de flores chamaram muito atenção da população. O trabalho das escolas foi muito importante também. É uma festa que estará consolidada no calendário de Içara”, afirma.

De acordo com Ceneli, todos os trabalhos realizados pelos clubes de mães foram colocados à disposição para serem comercializados. Além disso, também ocorreu o baile da terceira idade, que contou com aproximadamente 600 idosos.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Brígido ressalta que foram três dias sensacionais. “É um sonho realizado para a população içarense. Estamos muito contentes com tudo o que foi feito e com o engajamento da população e dos visitantes. O tempo colaborou e o público prestigiou. A logística do evento foi muito boa e o evento foi um sucesso”, pontua Paulo.

Ano que vem tem mais

O prefeito afirma que a Agromel será realizada novamente em 2020, segundo ele, para consolidar a marca que tanto repercutiu em Içara e região. “Atingimos todos os públicos do município: os idosos com o Agrobaile, as crianças com o parque, os adultos com shows, apresentações, missas, show gospel, exposição de veículos e animais, apresentação do comércio e indústrias locais com estandes, etc”, lembra.

O prefeito conta que a ideia era realizar uma festa bianual, mas pelo retorno da população e bem aceitação do público, a festa para o ano seguinte está garantida.  “A sugestão das pessoas é que a festa no ano que vem seja realizada no domingo de pentecostes, dia 31 de maio. Isto é, teremos Agromel 2020, e provavelmente será nesta data”, garantiu o prefeito.