Todos os pontos analisados estão próprios para banho

256

O despejo de esgoto no Arroio Rincão não é uma situação nova, tanto que em anos anteriores tanto o curso d’água quanto áreas próximas na praia foram consideradas impróprias para banho pela então Fatma (Fundação do Meio Ambiente).

O hoje Instituto do Meio Ambiente (IMA) mantém o monitoramento e disponibiliza as informações na internet. No último relatório de balneabilidade divulgado, os oito locais analisados em Balneário Rincão foram considerados próprios para banho.

Além do arroio, as coletas de água para análise ocorrem na Lagoa do Faxinal; Lagoa dos Esteves (próximo ao trapiche); e na Lagoa dos Freitas, mais precisamente na rua Camboriú, próximo ao posto de guarda-vidas.

Quanto aos pontos do mar, ficam nas saídas das ruas Paraná, Castro Alves; Manoel José Magé e a 100 metros ao norte do arroio.

Antes de ir à praia, é possível saber se o destino é próprio ou não para banho. Para isso, basta acessar o site do IMA e selecionar o local.

De acordo com o primeiro relatório deste ano divulgado pelo instituto, 72,4% dos pontos analisados no litoral catarinense estão próprios para banho. As coletas e análises aconteceram nos dias 2 a 4 deste mês.

Os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José, receberam a classificação.

Cuidados

O IMA destaca o cuidado dos banhistas ao entrar no mar quando transcorridas 24 horas de chuvas torrenciais. O alerta é para que moradores e visitantes não se banhem em saídas de rios, de riachos e galerias pluviais.

Além disso, o IMA chama a atenção para a situação das placas. Algumas, especialmente durante a alta temporada, são retiradas, danificadas ou vandalizadas. Desta forma, a recomendação é que os usuários acessem o site para saber a condição das praias catarinenses.