Apoio aos estabelecimentos locais é essencial no período de pandemia

Içara

O comércio local vem enfrentando as consequências da pandemia desde a reabertura no dia 13 de abril. O Dias das Mães, considerada a segunda data mais importante para o setor no ano, já demonstrou aos comerciantes o impacto nas vendas que a situação trouxe. Passada a data comemorativa, o foco comercial recai para a chegada da nova estação.

Apesar da situação de pandemia atual, a expectativa da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Içara é chegar ao mesmo resultado que o ano passado. De acordo com o presidente, Alexandre Fernandes, o inverno costuma ser de muitas vendas, principalmente nos ramos de vestuário e calçados. E ainda, a partir da metade de julho, o comércio passa a contar com as campanhas de Dia dos Pais, as quais esperam movimentar o setor.

Já a proprietária da loja Mony Modas, Simoni de Souza, conta que a previsão do estabelecimento para a temporada não é das melhores levando em conta os resultados do mês de maio. “Para este período pensamos em investir mais em redes sociais, nas postagens, e na possibilidade da criação da loja online”, destaca ela sobre as maneiras de atrair mais clientes.

Simoni ainda relata sobre as interferências causada pela pandemia. Segundo a comerciante, as peças de inverno disponíveis na loja vieram de pedidos realizados antes do período de isolamento. Diferente dos anos anteriores, ele não pode realizar as viagens até São Paulo para atualização das compras.

Estratégias em meio a pandemia

A orientação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) segue sendo para que os consumidores deem preferência aos negócios locais, tanto no momento atual, como no pós-pandemia. “As marcas devem entender o que podem fazer, na posição de grandes players, para ajudar as comunidades. Isso inclui criar e validar iniciativas com o apoio do público local”, indica o estudo compartilhado pela instituição no início de maio.

Em Içara, desde o ano passado que a CDL promove a campanha Compre em Içara, estimulando o comércio local. Já com a pandemia, desde a reabertura, a proposta das Câmaras da região é o programa Compre Aqui, objetivando estimular as compras locais, a geração de empregos e rendas nas cidades de Balneário Rincão, Içara, Criciúma, Urussanga, Forquilhinha, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis e Nova Veneza.