Alerta mantido

Conversei contem pela manhã na Massa FM com a secretária de Saúde de Içara. Jaqueline dos Santos repetiu o que já havia sido dito pelo prefeito Murialdo Gastaldon em vídeo publicado um dia antes. “O alerta precisa ser mantido e os cuidados redobrados”. Se olharmos apenas para os números de casos confirmados dá até para arriscar a afirmação de que o cenário em Içara é de relativa tranquilidade. De fato, os números ainda são baixos. O problema é que na avaliação dos profissionais da saúde muita gente parece estar se acostumando com o problema e com isso relaxando. “O distanciamento precisa ser mantido, a higienização das mãos é fundamental e o uso de máscaras não pode ser deixado de lado. As pessoas precisam entender que o caminho é esse. Não temos alternativa que não a prevenção”, ressaltou a secretária. O temor é que, uma simples bobeada, aquela relaxada de um ou outro, pode levar ao crescimento dos casos e obrigar o governo a apertar o cerco e ampliar as restrições, algo que ninguém quer nem mesmo cogitar.

Sem restrições

PL de Içara definiu, como já era esperado e anunciado, o nome do vereador Toninho de Mello como o candidato do partido ao governo de Içara. Em entrevista a Massa FM, Toninho disse que o partido entende que tem condições sim de brigar pela cabeça de chapa e que vai trabalhar neste sentido. “Também estamos empolgados com o desejo da militância de participar do processo. Vamos ter uma nominata cheia e muito boa para a disputa do legislativo”, adianta. Toninho também reforçou alguns temas que pretende levar para a campanha. “Primeiro a gente tem sim que falar em campanha, porque a pandemia vai passar e a vida segue. Vamos ampliar o debate como o turismo, desenvolvimento econômico e a educação. A cidade tem que seguir, se modernizar e continuar crescendo”. Escolhido pelo partido, Toninho garante que o PL é a novidade do processo e assegura que o partido está pronto para conversar com todos. “Não temos restrição a nenhum partido. Vamos dialogar com todas as forças da cidade”.

Com a mesa

Durante a entrevista, Toninho também foi questionado sobre o Plano Diretor. Disse que o trabalho da comissão especial de acompanhamento, que era comandada por ele, já terminou e que agora colocar em votação é missão da mesa diretora. “A mesa tem que contratar uma empresa para nos dar suporte e colocar o tema em votação. Essa é uma decisão que agora cabe a gestão da casa”.

Em alerta

Samae de Morro da Fumaça está em alerta com a estiagem. Pedido é para que a população economize água sob risco de ficar sem abastecimento ou ter que passar pelo mesmo sofrimento de Cocal do Sul, que neste momento enfrenta um sério racionamento. Aqui em Içara o problema maior está nas lavouras, mas nada impede que você use o bom senso e cuide da água.

Crise no transporte

Mais uma semana vai terminando sem a circulação de ônibus em Santa Catarina. Isso é muito ruim e não apenas para as empresas do setor. O transporte coletivo é fundamental para fazer a economia girar e isso não está acontecendo. Existe uma promessa do governador Carlos Moisés de que, nesta sexta-feira, ele apresente uma alternativa aos prefeitos. A medida permitiria a cada cidade tomar sua própria decisão.

O auxílio

O ministro da Economia, Paulo Guedes, avalia reduzir o valor do auxílio emergencial para R$ 200, após o pagamento da terceira parcela do benefício. A possibilidade é uma das formas de fazer com que o programa seja encerrado de forma gradual, como defende Guedes. O valor, segundo o Jornal O Globo, teria sido citado pelo próprio ministro em reunião com empresários.

Subindo

Para você que se acostumou nos últimos dias a comprar gasolina mais barata pode se preparar. Desde esta quinta-feira a gasolina está mais cara nas refinarias e por conta disso o reajuste vai chegar até o seu bolso. Foi o terceiro reajuste consecutivo no preço do produto. Segundo a Petrobras, o aumento está justificado pela estabilização no mercado internacional e a alta do dólar. A tendência é que o preço volte a bater perto dos 4 reais. Claro que isso depende de cada posto, já que a prática de preço é livre no Brasil.

Afastamento

Deputados também querem o afastamento do novo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. O governador Carlos Moisés disse que o tema está sendo politizado. Deputados entendem que se o secretário não for afastado, a investigação feita na CPI dos respiradores pode ser comprometida. Como se não bastasse toda a lambança, os equipamentos comprados também teriam sido os modelos errados. Os que o estado comprou são para transporte de pacientes em ambulância e não para atendimentos em UTIs.