Líder do movimento “Renova Criciúma”, ele não confirmou a pré-candidatura à Prefeitura

O nome do movimento já indica o objetivo do empresário Gilson Pinheiro. Por meio do “Renova Criciúma”, ele busca uma renovação política na cidade. Mas não confirma uma possível pré-candidatura à Prefeitura.

Engenheiro civil, dono da construtora “G Pinheiro Empreendimentos”, especializada em construção de edifícios, além de sócio do Hotel Interclass, em Criciúma, Gilson é natural do bairro Mineração, em Içara (atual bairro Aurora). Saiu do município aos oito anos de idade e foi morar em Criciúma. Seu pai trabalhava na mineradora Barão do Rio Branco.

“Sou de família humilde. Minha mãe era uma visionária. Ela nos levou a Criciúma porque Criciúma era mais desenvolvida que Içara. Atualmente, Içara vem se desenvolvendo com muito potencial”, lembra.

Começou a faculdade com 17 anos. Cursou Engenharia Civil em Porto Alegre e se formou com 23 anos. “A vida passa rápido para quem está sempre muito ocupado. E a vida passa rápido porque eu estou sempre com atividades que gerem resultados para a sociedade. Agora, por exemplo, voltei a fazer política. O maior obstáculo que o Brasil precisa superar é o problema político”, conta.

Entrada na política

Gilson entrou na política pela primeira vez aos 25 anos de idade. Já foi secretário municipal, intendente do Rio Maina (uma espécie de sub-prefeitura). Depois que saiu da Prefeitura, se filiou partidariamente pela primeira vez. Escolheu o PMDB.

Aos 30, Gilson se filiou ao PSDB e, 1989, ajuda a fundar o partido em Criciúma.

Gilson nunca foi candidato político.

“Na época eu quis ser apenas um dirigente partidário e nunca me candidatei a nada”, explica. Desde a fundação do PSDB em Criciúma, Gilson foi presidente do partido em três oportunidades.

De volta a Criciúma em 2017, Gilson sente a necessidade de criar algum movimento que pudesse participar ativamente da política municipal. “Acontece o seguinte: a democracia em Criciúma precisa ser plena. Atualmente só há situação e não há oposição. Acredito que, para que uma democracia seja plena, deva existir oposição para que haja equilíbrio e fiscalização por parte do legislativo e de lideranças”, afirma. “Não existe nenhuma força no momento que faça com que o prefeito reflita melhor sobre a gestão que ele vem fazendo na cidade”, ressalta.

Por novas ideias

Segundo ele, o movimento chamado “Renova Criciúma”, tem o intuito de renovar as ideias, as atitudes, as ações e gerar reflexão. “Quem não reflete, não evolui. E nós estamos precisando de uma reflexão na cidade”, diz.

Ao ser questionado sobre uma possível candidatura a prefeito de Criciúma, Gilson afirma que está há mais de 20 anos sem filiação partidária e que não há nada definido até o momento. “Estamos convidando muitas lideranças para estimulá-las a serem os nossos pré-candidatos. Nós criamos esse movimento para que os criciumenses voltem a refletir e terem a esperança de que, em Criciúma, está surgindo novas alternativas para novos candidatos a vereadores, para candidatos a prefeito, vice-prefeito”, explica.

“Esse movimento não é para mim. Nós estamos criando esse movimento e mostrando que é possível discutir com a sociedade as obras necessárias para resolver os problemas crônicos de Criciúma”, emenda.

Com uma vida empresarial ativa, ele está há 30 anos à frente de uma construtora localizada em Itajaí, Florianópolis e Porto Alegre. “Nunca fiz obra pública e nunca participei de licitação pública”, pontua Gilson, que também já deu aulas na Fucri (hoje Unesc) por cinco anos.

Gazeta pergunta

Você é pré-candidato à Prefeitura de Criciúma?

Gilson Pinheiro: Muita gente fala na possibilidade de eu ser candidato. Eu mesmo por vezes fui perguntado e eu não posso dizer que nunca serei candidato. No momento não é do meu interesse falar em candidatura, porque penso eu que está muito longe para quem não é filiado há 20 anos.

O que é o movimento “Renova Criciúma”?

GP: O movimento Renova Criciúma gostaria de apoiar algum candidato que represente a renovação política em Criciúma. Não adianta todo mundo achar que eu serei o candidato. Eu não sei se isso irá acontecer. Porque o sistema político atual sempre foi na base de fazer campanha com muito dinheiro. Então realmente teremos que encontrar uma pessoa inteligente, com capacidade de gestão, uma pessoa que veja o mundo com olhar contemporâneo de mundo. Que o novo prefeito consiga exercitar uma democracia participativa. Criciúma conta com 70 entidades que faz parte do Conselho Municipal. E é preciso consultar essas entidades com mais frequência para pensar no desenvolvimento do município. Certamente nós encontraremos um candidato que reúna a maioria das qualidades que nós estamos pensando e refletindo. Nós procuramos um candidato que represente aquela parte da sociedade criciumense que deseja mudanças.