Município também passa a apresentar novos dados nos boletins diários

Içara e região

No boletim informativo de ontem (13), Içara registrou 22 casos confirmados de novo coronavírus, um a mais que no dia anterior. Cresce também o número de casos suspeitos, indo para 12, e o de pacientes monitorados, que na terça-feira eram 48, agora são 57. Apesar disso, 16 moradores já estão curados da doença.

O novo boletim da cidade também apresentou o acréscimo de algumas informações sobre a situação dos pacientes com casos positivos. Dos seis moradores que permanecem com a Covid-19, quatro estão cumprindo tratamento em suas residências e dois em unidades hospitalares, sendo que um deles se encontra em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, em Criciúma. Já o novo diagnóstico é de uma mulher, em isolamento em leito clínico do Hospital São Roque, em Morro da Fumaça.

No Hospital São Donato a situação permanece a mesma de leitos ocupados para tratamento do coronavírus. O paciente de Sangão segue isolado na UTI e a moradora de Içara, com suspeita da doença, aguarda o recebimento do exame coletado no início da semana.

Rincão segue com 3 casos

No boletim de Balneário Rincão, a situação continua estável. Não há casos suspeitos em andamento, 23 pessoas já tiveram a suspeita descartada e já houve três casos positivos, sendo que dois estão em tratamento e um foi curado.

Criciúma com 250 casos

Em Criciúma, o boletim de ontem apontou 250 casos confirmados do novo coronavírus, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. O município segue com quatro mortes em decorrência da doença, sendo que a última foi registrada há mais de um mês. Hoje, há três pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 internados em enfermaria. Destes 10, sete são positivos de Covid-19 e outros três ainda são suspeitos da doença.

Forquilhinha tem sete casos

Uma paciente de 39 anos testou positivo para o Covid-19 ontem no Centro de Triagem em Forquilhinha e é agora a sétima paciente do município. Ela não possui doença crônica e vai permanecer em isolamento domiciliar. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, a paciente está bem, mas registrou sintomas de congestão nasal, dor de cabeça leve e perda do olfato e paladar.

UTI lotada em Araranguá

No Hospital Regional de Araranguá (HRA), todos os leitos para Covid-19 estão sendo usados, segundo informou ontem o presidente do Instituto Maria Schmitt (IMAS), Ricardo Ghelere. “Temos dez leitos separados na UTI para pacientes de Covid-19, estão todos ocupados. Se chegar um paciente hoje precisando de leito, teremos que acionar o sistema que o enviará para o hospital mais próximo com leitos disponíveis, provavelmente o São José, em Criciúma”, detalhou. O governo do Estado pode disponibilizar mais quatro leitos de UTI para Covid-19. Equipamentos para isso estão sendo providenciados.

Governo confirma 3.828 casos

Há 3.828 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina. O dado foi divulgado pelo Governo do Estado em pronunciamento ontem. O novo coronavírus já causou 73 mortes no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,91%.

As cidades de Mondaí e Morro Grande passaram a figurar na lista das que já têm pelo menos um caso confirmado, que agora tem 163 municípios. A maior quantidade de pacientes com Covid-19 está em Florianópolis, que registra 407 casos. Na sequência, aparecem Blumenau (356), Chapecó (354), Joinville (273), Criciúma (225), Concórdia (150), Itajaí (148), Balneário Camboriú (145), Navegantes (135) e Braço do Norte (96).

Um total de 300 pacientes já teve alta da UTI para leitos de enfermaria desde o início da pandemia. Há 2.132 pacientes recuperados, dado que contabiliza quem teve alta da internação e pacientes com casos leves após um período superior a 20 dias desde o início dos sintomas.

Santa Catarina está com 123 pacientes internados nas redes pública e privada em UTI, entre casos confirmados de Covid-19 (76) e suspeitos (47). Atualmente, o Estado tem 501 leitos de UTI reservados para pessoas com infecção por coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação é de 19,6%.