Lojas são afetadas pela pandemia da Covid-19 neste que é considerado o segundo mês de melhor movimento no ano
Içara, Criciúma e Rincão
No próximo domingo (10) é comemorado o Dia das Mães, uma data importante para o setor do comércio. Com maio sendo o segundo mês do ano com as melhores vendas, atrás apenas de dezembro, por conta do Natal, as Câmaras de Dirigentes e Lojistas (CDL) vêm se planejando para celebrar a data de forma a gerar bons resultados e evitar ao máximo o impacto negativo provocado pelo coronavírus.
Em Içara, a CDL está promovendo a campanha especial de Dia das Mães, com o sorteio de três vale-compras no valor de R$ 400,00. Estão participando da promoção cerca de 200 lojas associadas. Para identificar os participantes, basta procurar pelos estabelecimentos com o cartaz oficial da campanha exposto, que tem como tema, o fortalecimento das conexões familiares nesta época.
Outra ação realizada na cidade foi a duplicata do Sábado Total, de modo a diluir a presença de clientes nas lojas. O primeiro foi realizado no dia 2 de maio e, de acordo com o presidente da CDL, Alexandre Fernandes, rendeu um bom movimento. “A expectativa é repetir o resultado do ano passado. Estamos agindo com os devidos cuidados determinados pelo Estado, isto significará mais segurança para os clientes, comerciantes e comerciários”, destaca.
Já em Balneário Rincão e Criciúma nenhuma promoção específica para a data foi elaborada este ano. O motivo, para ambos os municípios, é o mesmo: a crise do coronavírus. O presidente da CDL do Rincão, Marcelo da Luz, destaca que a situação está complicada para o comércio atualmente. “Em conversa com os associados, percebemos que, desde a reabertura, tem estado muito parado, principalmente no ramo de vestuário”, conta ele. Para o representante, a esperança é que a data especial de Dia das Mães dê uma guinada nos negócios locais, com o aguardo de um aumento em torno de 15 e 20% no movimento.
Apesar de passar a data sem sorteios ou promoções gerais, a CDL de Criciúma manterá o Sábado Mais anterior ao Dia das Mães, com o comércio aberto até as 17h. São cerca 1.100 associados que estão a programar de forma individual suas maneiras de aumentar a aproximação dos clientes. No município, as vendas por delivery têm intensificado e é uma opção para aqueles que pretendem realizar a compra dos presentes nos próximos dias e com maior segurança. Elas acontecem pelo aplicativo local To Pedindo e também diretamente pelo contato das lojas em si. “Se chegarmos igual em 2019, será ótimo. Com as pessoas com medo de ir para as ruas temos medo do que está por vir. Temos esperança de vender para conseguirmos manter nossas lojas abertas”, espera a presidente Andrea Gazola Salvalaggio.
Mesmo com o comércio aberto, a proliferação do vírus continua e as restrições de atendimento permanecem as mesmas. A higienização dos ambientes e das mãos; a disponibilidade de álcool em gel para os clientes e funcionários; o uso de máscara obrigatório; a proibição do acesso aos provadores; e a distância de 1,5 metros entre pessoas. A indicação é que os consumidores antecipem suas compras, justamente para evitar as aglomerações nos estabelecimentos na véspera da data comemorativa.