Exames gratuitos realizados pela Rede Feminina permanecem suspensos

40

Pandemia do coronavírus faz com que o ambulatório da sede fique fechado por tempo indeterminado

Içara

Desde o dia 16 de março que a sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Içara está fechada por conta da pandemia do coronavírus. Palestras, ações na praça, pedágios, todos tiveram de ser cancelados por conta das normas de prevenção. Uma das ações oferecidas pela RFCC, e que auxiliam muitas moradoras da região, trata-se do exame gratuito do colo uterino, realizado anualmente. Como o atendimento ambulatorial está suspenso por tempo indeterminado, a coleta desse e demais exames não está sendo realizada, mas, a entrega daqueles feitos no período anterior ao Decreto Estadual nº 515 continua.

A presidente da rede, Andrea Cristina Pavei Soares, informa que o ambulatório da RFCC está atualmente sendo utilizado como Centro de Triagem do Coronavírus. “Estamos entregando os resultados dos exames que estão prontos, das mulheres que realizaram antes da pandemia, na vigilância epidemiológica (SAE). Nossa enfermeira atende aquelas que surgirem com dúvidas, mas não de forma clínica”, conta ela.

Para as mulheres que já passaram do período de estar retornando a fazer os exames, Andrea explica que não há problema em aguardar alguns meses, apenas se a paciente apresentar algum sintoma recorrente. “Se ela já estiver em acompanhamento, como por exemplo, já precisar fazer o exame em um curto espaço de tempo, aí é bom nos procurar. Assim, vemos como vamos organizar e para onde podemos encaminhá-la”, informa. Ela ainda menciona a recomendação para os pacientes com câncer: evitar ambientes hospitalares.

Segundo informações do Instituto Oncoguia, entre os pacientes com a doença, aqueles que possuem o maior risco de contrair de forma grave a infecção por Covid-19 são os com neoplasias hematológicas, como leucemias; quem passou por transplante de medula óssea; e quem passa por tratamento de quimioterapia. Fora isso, o grupo de risco é completo também por portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão; asma, e demais problemas pulmonares; e idosos acima de 60 anos.

A indicação é que consultas e exames de rotina sejam adiados, além de idas ao serviço emergencial por problemas mais simples, para se evitar a exposição. Apesar disso, os tratamentos oncológicos não devem ser interrompidos. “Os pacientes devem conversar com seu médico sobre a melhor forma de continuar realizando o seu tratamento sem correr riscos”, indica o material publicado no portal do Instituto.

Apesar de estarem paralisadas as ações da Rede Feminina que envolvam o público, o voluntariado continua. Recentemente, as mulheres voluntárias da RFCC estiveram confeccionando máscaras de proteção para doação, destinadas às Unidades de Saúde do município. Além disso, Andrea conta que seguem buscando recursos para a mobília e eletroeletrônicos da Casa Rosa, que tem prevenção de abertura para o fim de 2020.